|
Válido para: veículos com assistente de reboque
Efetuar a aprendizagem do atrelado
Para se poder utilizar o assistente de reboque, as características do atrelado são apuradas automaticamente durante a marcha. Para programar, é necessário realizar um pequeno trajeto em frente, com troços a direito e também com curvas. Se o assistente de reboque for ligado com o procedimento de aprendizagem ainda por concluir, surgirá no visor do Infotainment a indicação ao condutor Assistente de reboque: Para a aprendizagem do atrelado, conduza com cuidado e trave você mesmo. Durante o procedimento de aprendizagem, o sistema está disponível com funcionalidade restringida. O alinhamento atual e o alinhamento pretendido do atrelado são ilustrados como zonas Fig. 150►. Quando o procedimento de aprendizagem estiver concluído, as zonas estreitam-se, tornando-se ponteiros Fig. 151►.
O ponteiro azul -A- representa o alinhamento atual e o ponteiro cor de laranja -C- o alinhamento pretendido do atrelado.
Operação do assistente de reboque
Ligar / desligar o assistente de reboque apenas é possível em imobilização ou em marcha adiante até ao máximo de 10 km/h.
Premir o botão Fig. ►. O LED na tecla acende-se.
Tire as mãos do volante.
Rode o botão de comando, para indicar o alinhamento pretendido do atrelado dentro de uma zona de regulação possível -D-. Ou
Para alinhar o reboque a direito atrás do veículo, prima o botão de comando. Se o ponteiro azul -A-, ao premir-se o botão de comando, se encontrar dentro das marcas -B-, a direção de marcha do atrelado será mantida e o veículo será alinhado a direito antes do atrelado.
Durante a marcha é possível em qualquer momento adaptar o alinhamento pretendido -C- do atrelado mediante rotação do botão de comando.
Para desligar o assistente de reboque, prima a tecla . O LED na tecla apaga-se.
Alternar entre a câmara de marcha-atrás* e o indicador ótico
Selecione, com o assistente de reboque ligado, no Infotainment: Tecla de comando do lado direito > Vista.
Travagem de proteção automática
O assistente de reboque pode, em determinadas situações, desencadear uma travagem de proteção automática. Neste caso o travão de estacionamento é aplicado. Na marcha em frente o travão de estacionamento solta-se automaticamente. Para se efetuar a marcha-atrás, é necessário soltar manualmente o travão de estacionamento e desligar o sistema através da tecla . O sistema pode desencadear uma travagem de proteção nas seguintes situações:
- Se se atuar sobre o volante.
- Se o ângulo de viragem for excessivo.
- Se for detetada uma função anómala.
Aviso
- A travagem de proteção não pode ser sobreposta pelo condutor.
- Se o condutor após a primeira travagem de proteção, soltar manualmente o travão de estacionamento para tentar continuar a marcha-atrás, ocorrerá mais uma travagem de proteção.
- Se o condutor, com o assistente de reboque ligado, conduzir mais rápido do que 10 km/h, o sistema desliga-se. Se não for excedida a velocidade de 20 km/h, o sistema liga-se de novo automaticamente com a mudança de marcha-atrás engrenada.