Válido para: veículos com assistente de reboque
O assistente de reboque apoia o condutor na marcha-atrás e nas manobras com um atrelado.
O assistente de reboque direciona o atrelado durante a marcha-atrás por si próprio no sentido pretendido. O condutor aciona os pedais do acelerador e dos travões. Na marcha para a frente o sistema fica inativo, sendo o condutor quem dirige. O assistente de reboque limita a velocidade, em função da situação, entre os 3 km e os 7 km/h. Mesmo acelerando, a velocidade não será aumentada.
Antes de cada viagem
- Verifique o estado do sensor (anel de plástico preto) no dispositivo de engate de reboque.
- Limpe a rótula de esfera e aplique massa lubrificante antes de utilizar um reboque sem dispositivo estabilizador. Se, todavia, utilizar um reboque com dispositivo estabilizador e revestimentos de fricção laterais ou um sistema de suporte traseiro, tem de remover a massa lubrificante e limpar a rótula de esfera.
- Verifique se a rótula de engate do reboque cumpre as normas e se não apresenta desgaste.
- Verifique, se a ficha do atrelado está inserida na tomada.
A tecnologia do assistente de reboque não consegue ultrapassar os limites impostos pelas leis da física, pelo que funciona exclusivamente dentro dos limites do sistema. O maior grau de conforto proporcionado pelo assistente de reboque, não deverá induzir a que se corram riscos de segurança. O assistente de reboque não pode substituir a atenção do condutor.
- Movimentos inadvertidos do veículo podem causar ferimentos graves.
- Ajuste sempre o seu estilo de condução às condições climatéricas, do piso, do trânsito e de visibilidade.
- Mantenha sempre as imediações do veículo no seu alcance visual. A dianteira do veículo descreve um desvio mais acentuado em relação à traseira.
- Não desvie a atenção das ocorrências no trânsito, devido às imagens no visor do Infotainment.
- Em caso de utilização do assistente de reboque, o volante roda autonomamente. Não agarre o volante – perigo de ferimentos!
- O assistente de reboque executa só os movimentos da direção. Cabe sempre ao condutor a responsabilidade pela travagem e pela aceleração, assim como pela observação dos acontecimentos no trânsito.
- O assistente de reboque não se orienta pelo que exista nas imediações do veículo, não efetuando nenhuma identificação de obstáculos. O condutor deverá, ele mesmo, avaliar, se o conjunto do veículo trator com o atrelado pode ser manobrado em segurança.
- O assistente de reboque não pode planear os lances necessários para manobrar. Ele apenas aplica o direcionamento pretendido.
- Observe sempre o movimento do atrelado e interrompa por si próprio, se necessário, a manobra, para evitar danos. Apesar da operação correta do assistente de reboque, o atrelado pode, em casos raros, mover-se de forma diferente do ângulo de viragem indicado.
- Componentes montados posteriormente no veículo, em particular na rótula de engate, podem causar danos. Mandar, em caso de danos, verificar a sua operacionalidade num serviço de assistência técnica.
- Se utilizar um dispositivo estabilizador no seu reboque, este deverá possuir revestimentos de fricção a fim de evitar o desgaste.
- Engate o atrelado o mais possível a direito. No caso de um ângulo de viragem demasiado grande entre o atrelado e o veículo, há o risco de o veículo colidir com o atrelado.
- Entre a rótula de engate e o eixo do atrelado tem de existir pelo menos o comprimento de aprox. 1 metro e o máximo de 5 metros. No caso de atrelados com mais de um eixo, tal é válido a partir do centro de ambos os eixos.
Aviso
- Recomendamos que exercite o manuseamento do assistente de reboque num local com pouco trânsito ou num parque de estacionamento, a fim de se familiarizar com o sistema e as funções.
- Os atrelados com eixos dirigidos (lanças de travessas giratórias) não podem ser comandados.
- A rótula de acoplamento do atrelado tem de assentar firmemente sobre o sensor, de forma a que o movimento rotativo possa ser detetado pelo sensor. Uma cabeça com desgaste ou excessivamente lubrificada não é adequada.
- O assistente de reboque poderá, após a ligação da ignição, ficar indisponível por breves instantes.
- Se as luzes dos travões do atrelado estiverem fundidas, o assistente de reboque não estará disponível.
- Atrelados com farolins traseiros LED podem, por razões de ordem técnica, nem sempre serem identificados pelo assistente de reboque.
- A partir de subidas com uma inclinação de 12%, o assistente de reboque não pode estar disponível.