O veículo pode ser destrancado e trancado centralmente. Existem as seguintes possibilidades:
Indicadores de direcção
Na destrancagem os indicadores de direcção piscam duas vezes, na trancagem uma vez. Se a intermitência não ocorrer, uma das portas ou a tampa do porta-bagagens ou o capot não estão fechados ou a ignição ainda está ligada.
Fecho automático (Auto Lock)
A função Auto Lock tranca a partir de uma velocidade de aprox. 15 km/h todas as portas e a tampa da mala.
O veículo volta a ser destrancado, se a função de abertura for accionada no interruptor do fecho centralizado ou num dos manípulos das portas. A função Auto Lock pode ser ligada e desligada no Infotainment Link.
Em caso de acidente com detonação de airbags, as portas são automaticamente destrancadas, de forma a facilitar o acesso dos socorristas ao interior do veículo.
Destrancagem selectiva das portas
Quando se fecha, as portas e a tampa da bagageira são trancadas. Se ao abrir, se pretender destrancar apenas a porta do condutor ou a totalidade do veículo, pode ser feita essa definição no Infotainment Link.
Sistema de protecção anti-roubo (safelock)1)
Para relembrar que ao bloquear o veículo exteriormente a protecção anti-roubo é activada, é apresentada no mostrador do painel de instrumentos combinado a indicação ao condutor Observar Safelock. Ver Livro de Bordo. Já não é possível abrir o veículo por dentro. Isto dificulta as tentativas de assalto ATENÇÃO!.
O sistema de protecção anti-roubo pode ser desactivado quando se tranca o veículo:
- Premir uma segunda vez o botão na chave com comando nos 2 segundos seguintes. Ou
- Tocar uma segunda vez no sensor* no manípulo da porta (veículos com chave de conforto) nos 2 segundos seguintes. Ou
- Rodar uma segunda vez a chave de emergência na fechadura da porta, para a posição de fechar nos 2 segundos seguintes. Retirar a chave de emergência Link.
Sistema de alarme anti-roubo*
Se a instalação de alarme detecta uma intrusão no veículo, são despoletados sinais de aviso acústicos e ópticos.
O alarme anti-roubo é automaticamente activado quando se tranca o veículo. Este é desactivado por rádio ao destrancar.
Na destrancagem com a chave de emergência na porta do condutor, é necessário ligar a ignição no espaço de 15 segundos ou premir o botão na chave com comando. De contrário, o alarme é disparado. Nalgumas versões para países é despoletado imediatamente o alarme se a seguir for aberta uma porta.
Para desligar o alarme, premir o botão na chave com comando ou ligar a ignição. Após um determinado período o alarme termina automaticamente.
Para evitar um alarme não desejado, desligue o equipamento de controlo do habitáculo e de protecção contra o reboque Link.
Trancar interior indesejado
Nos casos seguintes é evitado, que tranque a sua chave com telecomando no veículo:
- Com a porta do condutor aberta, veículo não pode ser trancado, premindo o botão na chave com comando ou tocando no sensor de trancagem* numa porta.
- Na trancagem com o botão no interruptor do fecho centralizado, o veículo não é trancado se estiver uma porta aberta Link.
- Se nos veículos com chave de conforto* a última chave utilizada estiver dentro da bagageira, a tampa da bagageira volta a ser automaticamente destrancada, depois de ser fechada. A instalação de piscas de emergência pisca quatro vezes.
Só trancar o veículo com a chave com comando ou com a chave Confort*, se todas as portas e a tampa da bagageira estiverem fechadas. Dessa forma evita um trancar interior não desejado.
Auxílio para fechar nas portas*
As portas do veículo estão equipadas com ajudas de puxar para fechar. Ao fechar uma porta é suficiente, deixar cair a porta no fecho. O fecho é feito automaticamente ATENÇÃO!.
- Nos veículos trancados por fora com sistema de protecção anti-roubo* activado, não podem ficar pessoas dentro do veículo - nomeadamente crianças -, dado que nem as janelas nem as portas poderão ser abertas de dentro. As portas trancadas dificultam aos socorristas, em casos de emergência, o acesso ao interior do veículo - perigo de vida!
-
Válido para veículos com fecho assistido* nas portas:
- Na trancagem ter em atenção que a zona de movimentação das portas esteja desimpedida - perigo de ferimentos!
- O processo de fechar pode ser interrompido em qualquer momento , puxando pelo manípulo interior ou exterior da porta.
Nota
- Nunca deixe objectos de valor sem serem vigiadas no veículo. O veículo mesmo fechado não é um cofre!
- Se o LED no parapeito da porta do condutor se mantiver aceso durante cerca de 30 segundos após a trancagem, é porque existe uma deficiência funcional do fecho centralizado ou do alarme anti-roubo*. Mande reparar a avaria por um concessionário Audi ou empresa especializada.
- O controlo do habitáculo da instalação de alarme anti roubo* só funciona sem problemas, quando os vidros e o tecto de correr* estão fechados.
1) Esta função não está disponível em todos os mercados.