Devido à alimentação de tensão complexa, todos os trabalhos relacionados com a bateria, p. ex., desligar, substituir, etc.,
só podem ser realizados por uma oficina especializada
►.
No seu veículo, podem estar montadas várias baterias com diversas tecnologias:
- Bateria do veículo (p. ex., para o arranque do motor, alimentação básica) ligação► ou ligação►
- Bateria auxiliar (p. ex., para a recuperação, equipamentos opcionais) ligação►
Períodos de imobilização do veículo mais longos
A bateria vai descarregando durante um tempo de paragem prolongado. A fim de preservar a capacidade de arranque, os consumidores elétricos são repostos ou desligados ligação►. Algumas funções de conforto, como p. ex. a iluminação interior ou a regulação elétrica dos bancos podem não ser disponibilizadas em certas situações. As funções de conforto voltam a estar disponíveis quando ligar a ignição e puser o motor a trabalhar.
Apesar da desconexão dos consumidores, a bateria acaba por ser totalmente descarregada por consumidores de corrente de repouso, se o veículo ficar imobilizado por um longo período. Uma descarga total provoca uma reação química, que destrói o interior da bateria. Para evitá-lo, é necessário recarregar a bateria uma vez por mês ligação►. Informe-se junto da sua oficina.
Nos meses do ano mais frios, a bateria é especialmente solicitada. A consequência é uma menor potência de arranque. Por este motivo, mande verificar a bateria antes da estação fria do ano na sua oficina especializada.
- Todos os trabalhos a realizar nas baterias ou no sistema elétrico do seu veículo podem causar ferimentos, queimaduras, perigo de acidente e de incêndio. Por este motivo, todos os trabalhos devem ser realizados apenas por uma oficina especializada.
- Os cabos de carregamento ou os cabos auxiliares de arranque nunca podem ser ligados diretamente à bateria do seu veículo. Utilize exclusivamente os terminais existentes no compartimento do motor ligação►.
CUIDADO
- Se o veículo ficar imobilizado durante um período mais prolongado proteja a bateria contra gelo, para que esta não «congele» e fique destruída ligação►.
- Por baixo do piso de carga, por trás de um revestimento, encontram-se componentes elétricos, que aquecem durante o funcionamento. Para que os componentes não sobreaqueçam, não podem ser guardados quaisquer objetos como, p. ex., mantas, por baixo do piso de carga. No caso de um sobreaquecimento, os componentes desligam-se por um breve período de tempo. Esta situação é indicada através de uma indicação ao condutor no painel de instrumentos, até a temperatura voltar a normalizar-se.