O veículo pode ser destrancado e trancado centralmente. Existem as seguintes possibilidades:
- chave com telecomando por sinal de rádio ligação►,
- sensores nos manípulos das portas*, ligação►,
- canhão da fechadura na porta do condutor ligação►, ou
- interruptor do fecho centralizado interior ligação►.
Indicadores de direção
Na destrancagem os indicadores de direção piscam duas vezes, na trancagem uma vez. Se a intermitência não ocorrer, uma das portas ou a tampa do porta-bagagens ou o capot não estão fechados.
A função Auto Lock tranca a partir de uma velocidade de aprox. 15 km/h todas as portas e a tampa da mala.
O veículo volta a ser destrancado, se a função de abertura for acionada no interruptor do fecho centralizado ou num dos manípulos das portas.
Em caso de acidente com detonação de airbags, as portas são automaticamente destrancadas, de forma a facilitar o acesso dos socorristas ao interior do veículo.
Quando se fecha, as portas e a tampa da bagageira são trancadas. Se ao abrir, se pretender destrancar apenas a porta do condutor ou a totalidade do veículo, pode ser feita essa definição no Infotainment ligação►.
Trancar interior indesejado
Tranque o veículo apenas quando todas as portas e a tampa da bagageira estiverem fechadas e a chave com comando não se encontrar dentro do veículo. Dessa forma evita um trancar interior não desejado.
Nos casos seguintes é evitado, que tranque a sua chave com telecomando no veículo:
- Com a porta do condutor aberta, o veículo não pode ser trancado ao premir a tecla da chave com comando à distância nem ao tocar no sensor de bloqueio*, de uma das portas.
- Se a última chave de conforto*, utilizada for detetada na bagageira, a tampa da bagageira volta a ser automaticamente destrancada, depois de ser fechada.
- Se a chave de conforto*, por último utilizada for detetada no veículo, não é possível trancar o veículo por fora.
- Se abandonar o veículo, desligue a ignição e leve a chave do veículo consigo. Esta recomendação aplica-se particularmente quando ficam crianças dentro do veículo. As crianças poderiam ligar o motor ou acionar equipamentos elétricos (p. ex. os comandos dos vidros) - perigo de acidente!
- As portas trancadas dificultam aos socorristas, em casos de emergência, o acesso ao interior do veículo - perigo de vida! Nunca deixe pessoas – principalmente crianças – no veículo.
Aviso
- Nunca deixe objetos de valor sem serem vigiadas no veículo. O veículo mesmo fechado não é um cofre!
- Ao trancar o veículo, o LED no parapeito da porta do condutor pisca. Se o LED se acender por, aprox., 30 segundos, depois do trancamento, significa que existe uma avaria de funcionamento no fecho centralizado. Mande reparar a avaria por uma oficina especializada.