|
Válido para: veículos com motor a gás natural
O seu automóvel pode circular com gás natural comprimido CNG (Compressed Natural Gas) e gasolina. A comutação entre os modos operativos é automática.
Utilização de gás natural comprimido (CNG)
Os veículos com motor a gás natural só podem circular, para além de gasolina, exclusivamente com CNG, e-Gas ou biometano.
Qualidade e consumo de gás natural
A qualidade do gás natural é determinada a cada abastecimento e é indicada no computador de bordo. A indicação ocorre em percentagem, no valor de 70% a 100%. Quanto maior o valor, melhor a qualidade do gás natural.
O gás natural divide-se nos grupos de qualidade H-Gas e L-Gas.
O H-Gas possui uma maior percentagem de metano e, assim, um maior valor calorífico que o L-Gas. Quanto maior for o valor calorífico do gás natural, menor será o consumo.
Porém, dentro de um grupo de qualidade a percentagem de metano e o valor calorífico podem oscilar. Por esta razão, o consumo do automóvel também pode variar ao circular exclusivamente com uma qualidade de gás natural.
O comando do motor do veículo adapta-se às diversas qualidades de gás natural. Por esta razão, as duas qualidades do gás natural podem ser misturadas no depósito de combustível. Por esta razão, não é necessário esvaziar totalmente o depósito de gás natural, para poder atestar outra qualidade.
Em caso de cheiro a gás, ou crescente fuga do sistema de gás natural, aplica-se o seguinte ►:
- Pare imediatamente.
- Apague os cigarros imediatamente.
- Desligar a ignição.
- Abra todas as portas e a tampa da bagageira, para ventilar o veículo suficientemente.
- Remova os objetos do veículo que possam provocar faíscas ou incêndio, ou desligue-os.
- Se existir cheiro a gás, não continue a circular!
- Contactar um serviço de assistência técnica. Mande reparar a avaria.
- Se ignorar o cheiro a gás no veículo ou ao atestar, podem ocorrer graves lesões.
- Se existir cheiro a gás, execute os procedimentos acima mencionados ligação► .
- Abandone a zona de perigo.
- Se necessário, participe o ocorrido aos serviços de socorro.
- O gás natural é altamente explosivo e facilmente inflamável. O manuseamento incorreto com gás natural pode causar acidentes, queimaduras graves ou outras lesões.
- O veículo não é adequado para gás natural líquido (LNG) ou LPG e nunca pode ser atestado ou circular com LNG ou LPG. O gás líquido pode provocar uma explosão do depósito de gás natural e causar graves lesões!
O veículo não é apropriado para a utilização de Hythan e nunca pode ser atestado com Hythan. Caso contrário, podem ocorrer elevados danos no motor e no sistema de combustível.
Aviso
Mande verificar regularmente o sistema de gás natural por uma oficina especializada.