O veículo pode ser trancado e destrancado centralmente. Existem as seguintes possibilidades, conforme o equipamento do veículo:
Destrancar seletivo das portas
Ao fechar as portas e a tampa do porta-bagagens são trancadas. Se ao abrir, se pretender destrancar apenas a porta do condutor ou a totalidade do veículo, pode ser feita essa definição no MMI*
►Link.
Fecho automático (Auto Lock)
A função Auto Lock tranca a partir de uma velocidade de aprox. 15 km/h todas as portas e a tampa da mala.
O veículo é novamente destrancado quando se tira a chave da ignição. Além disso o veículo pode ser destrancado, quando é acionada a função de abertura do interruptor do fecho centralizado ou uma alavanca de abertura da porta. A função Auto Lock pode ser ligada e desligada no rádio ou no MMI*
►Link.
Em caso de acidente com despoletamento do airbag, as portas são automaticamente destrancadas, de forma a facilitar o acesso da ajuda ao interior do veículo.
Protecção contra roubos (Safelock)1)
Para relembrar que ao bloquear o veículo exteriormente a proteção antirroubo é ativada, é apresentada no mostrador do painel de instrumentos combinado, depois de se desligar a ignição, a indicação ao condutor Observar Safelock. Ver Livro de Bordo. Já não é possível abrir o veículo por dentro. Isto dificulta as tentativas de assalto ATENÇÃO!.
O sistema de protecção anti-roubo pode ser desactivado quando se tranca o veículo:
- Rodar a chave na fechadura da porta uma segunda vez dentro de 2 segundos na posição de fecho. Ou
- Premir uma segunda vez o botão na chave com comando nos 2 segundos seguintes. Ou
- Tocar uma segunda vez no sensor* no puxador da porta (veículos com chave de conforto) nos 2 segundos seguintes. Ou
- Previamente ao procedimento de fecho prima o botão da monitorização do habitáculo/proteção antirroubo por reboque* ►Link.
Este processo é confirmado diretamente pela frequência da intermitência do LED no parapeito da porta. O LED começa por piscar por instantes numa sequência acelerada, depois apaga-se durante cerca de 30 segundos e recomeça a piscar, em ritmo lento.
Ao desligar o sistema de proteção antirroubo (Safelock)* , a monitorização do habitáculo/proteção antirroubo por reboque é desligada automaticamente*.
Sistema de alarme antirroubo*
Se a instalação de alarme detecta uma intrusão no veículo, são despoletados sinais de aviso acústicos e ópticos.
O alarme anti-roubo é automaticamente activado quando se tranca o veículo. O alarme é desligado ao destrancar a porta via rádio ou sensor no puxador da porta (chave Confort).
Ao destrancar a porta do condutor com a chave, a ignição tem que ser ligada no espaço de 15 segundos. De contrário, o alarme é disparado. Nalgumas versões para países é despoletado imediatamente o alarme se a seguir for aberta uma porta.
Para desligar o alarme, premir o botão
na chave com comando ou na chave de conforto ou ainda ligar a ignição. Após um determinado período o alarme termina automaticamente.
Para evitar um alarme não desejado, desligue o equipamento de controlo do habitáculo e de protecção contra o reboque
►Link.
Indicadores de mudança de direcção
Ao destrancar os piscas acendem duas vezes, ao trancar uma vez.
Se continuar a piscar, significa que uma das portas ou o capot ou a porta da bagageira não estão fechados, ou que a ignição ainda está ligada (esta última situação aplica-se aos veículos com chave Confort).
Trancar interior indesejado
Nos casos seguintes é evitado, que tranque a sua chave com telecomando no veículo:
- Ao trancar com o interruptor do fecho centralizado a porta aberta do condutor não é trancada ►Link.
- Se nos veículos com chave de conforto* a última chave utilizada estiver dentro da bagageira, a tampa da bagageira volta a ser automaticamente destrancada, depois de ser fechada.
Só trancar o veículo com a chave com comando ou com a chave Confort*, se todas as portas e a tampa da bagageira estiverem fechadas. Evitar-se-á assim uma trancagem involuntária.
Nos veículos trancados por fora com sistema de proteção antirroubo* ativado, não podem ficar pessoas dentro do veículo, nomeadamente crianças, dado que nem as janelas nem as portas poderão ser abertas por dentro. As portas trancadas dificultam aos socorristas, em casos de emergência, o acesso ao interior do veículo - perigo de vida!
Nota
- Nunca deixe objectos de valor sem serem vigiadas no veículo. O veículo mesmo fechado não é um cofre!
- Se o LED no parapeito da porta do condutor se mantiver aceso durante cerca de 30 segundos após a trancagem, é porque existe uma deficiência funcional do fecho centralizado ou do alarme antirroubo*. Mande reparar a avaria por um concessionário Audi ou empresa especializada.
- O controlo do habitáculo da instalação de alarme anti roubo* só funciona sem problemas, quando os vidros e o teto* estão fechados.
1) Esta função não está disponível em todos os mercados/níveis de equipamento.