|
A carga não fixada na bagageira constitui um perigo para os ocupantes do veículo.
Utilize estes olhais de fixação para fixar a carga de uma forma segura ►.
Em caso de colisão ou de acidente os objetos pequenos e leves podem absorver tanta energia que se transformam em projécteis capazes de provocar ferimentos graves. A intensidade dessa «energia cinética» depende fundamentalmente da velocidade do veículo e do peso do objeto. A velocidade do veículo é, no entanto, o fator mais importante.
Um exemplo: um objeto com um peso de 4,5 kg é transportado, solto, no veículo. No caso de uma colisão frontal a uma velocidade de 50 km/h esse objeto produz uma força equivalente a 20 vezes o seu próprio peso. Isto significa que o peso desse objeto aumenta para cerca de 90 kg. É fácil imaginar a gravidade dos ferimentos provocados nos ocupantes por este «projétil» arremessado dentro do habitáculo.
ATENÇÃO
Se a bagagem e os objetos forem amarrados aos olhais de fixação da carga com cintas tensoras inadequadas ou danificadas, poderão registar-se ferimentos numa travagem ou num acidente.
- Para evitar que a bagagem e os objetos transportados sejam arremessados em frente, utilizar sempre cintas tensoras apropriadas e em bom estado para os amarrar aos olhais de fixação.
- Não fixar nunca uma cadeira de criança aos olhais de fixação.