O airbag faz parte do sistema de segurança passivo global.
O sistema do airbag oferece em complemento aos cintos de segurança uma proteção adicional para a cabeça e a zona do peito do condutor e do passageiro em colisões frontais de maior gravidade.
No caso de colisões laterais violentas os airbags laterais minimizam os riscos de lesão dos ocupantes nas partes do corpo expostas do lado do acidente
►.
Para além da sua função de proteção normal, os cintos de segurança têm também a função de em caso de acidente manter os ocupantes numa posição correta, permitindo que os airbags se abram convenientemente, oferecendo uma proteção adicional.
O sistema de airbags só funciona com a ignição ligada. A operacionalidade do sistema de airbags é controlada eletronicamente e assinalada pela luz avisadora do airbag.
O sistema de airbags consiste essencialmente dos seguintes componentes:
- equipamento de comando e monitorização (aparelho de comando e sensores),
- ambos os airbags frontais,
- os dois airbags laterais
- airbags de proteção da cabeça
- luz de aviso no painel de instrumentos.
Pode haver uma avaria no sistema de airbags, se:
- ao ligar a ignição, a luz avisadora não se acender,
- depois de se ligar a ignição, a luz avisadora se apagar ao fim de cerca de 4 segundos,
- depois de se ligar a ignição, a luz avisadora se apagar e acender de novo,
- a luz avisadora se acender ou piscar em andamento.
- O sistema de airbags não é um substituto do cinto de segurança, mas apenas um componente do sistema de segurança passivo do veículo. A eficácia de proteção máxima do sistema de airbags só se atinge em conjugação com os cintos de segurança. Por isso se devem usar sempre os cintos de segurança ligação►.
- A máxima eficácia de proteção dos cintos de segurança e do sistema de airbags só é atingida se os bancos estiverem ajustados numa posição correta ligação►.
- Se o ocupante não colocar o cinto de segurança, se se reclinar excessivamente em frente ou se assumir em viagem uma posição incorreta, ficará exposto em caso de acidente a um maior risco de lesão, se o sistema de airbags disparar.
- Os componentes do sistema de airbags estão montados em vários pontos do veículo. Quando se realizam trabalhos no sistema de airbags e na sua desmontagem, montagem para proceder a outras reparações, podem ser danificados componentes do sistema. Os airbags poderão nesse caso não ser disparados corretamente ou deixar mesmo de responder em caso de acidente. Confie, por isso, sempre os trabalhos de reparação a um serviço de assistência técnica!
- Se se registar uma deficiência no sistema de airbags, este deverá ser inspecionado, sem demora, por um serviço de assistência técnica. De contrário, correr-se-á o risco do airbag não se ativar em caso de acidente.
- As peças do sistema de airbags não se podem ser submetidas a quaisquer modificações.
- Não proceder nunca a alterações no para-choques dianteiro nem na carroçaria.
- Não desmontar os bancos dianteiros.
- A função de proteção do sistema de airbags chega apenas para um acidente. Uma vez ativado o airbag, é necessário substituir o sistema. A substituição do sistema de airbag ou dos módulos de airbags é documentada por uma oficina especializada.
- Em caso de venda do veículo, deverá entregar o Livro de Bordo completo ao comprador. Ter em atenção que a documentação dos airbags eventualmente desativados faz parte do Manual!
- Se o veículo ou alguns dos componentes do sistema de airbags e dos pré-tensores dos cintos de segurança forem dados à sucata, será necessário respeitar as normas de segurança em vigor.
- Por razões de segurança o alternador e o motor de arranque são desligados da bateria do veículo por um corta-circuitos pirotécnico, em caso de acidente com um nível de gravidade mais alto.
- Quaisquer trabalhos a realizar no disjuntor pirotécnico devem ficar reservados a um serviço de assistência técnica - perigo de acidente!
- Se o veículo ou o disjuntor forem desmantelados, terão de ser obrigatoriamente respeitadas as prescrições de segurança em vigor.