Todos os trabalhos a realizar na bateria exigem competência técnica especial.
A bateria é praticamente isenta de manutenção, É verificada no âmbito do Serviço de Inspeção.
Em certas situações de detonação do airbag a bateria é desligada da rede elétrica do veículo ATENÇÃO!.
Desligar a bateria
A bateria não deve ser desligada. Quando se desliga a bateria, perdem-se algumas funções do veículo (p. ex. comando elétrico dos vidros). As funções terão de ser reprogramadas quando se volta a ligar a bateria. Para evitá-lo, a bateria só deve ser, por isso, desligada da rede de bordo em situações excecionais.
Períodos de imobilização do veículo mais longos
Se o veículo ficar imobilizado durante um período entre vários dias e várias semanas, os consumidores elétricos vão sendo gradualmente ajustados para níveis de consumo mais baixos ou até desativados. O consumo de energia é assim reduzido e a capacidade de arranque mantida durante um período mais longo ►Link. Algumas funções de conforto, como p. ex. a iluminação interior ou a regulação elétrica dos bancos podem não ser disponibilizadas em certas situações. As funções de conforto voltam a ficar disponíveis, depois de se ligar a ignição e de se dar arranque ao motor. Apesar da desconexão dos consumidores, a bateria acaba por ser totalmente descarregada por consumidores de corrente de repouso, se o veículo ficar imobilizado por um longo período. Uma descarga total provoca uma reação química, que destrói o interior da bateria. Para evitá-lo, é necessário recarregar a bateria uma vez por mês ►Link. Não desligue a bateria, caso contrário o sistema de alarme antirroubo* ficará fora de serviço.
Utilização no inverno
Nos meses do ano mais frios, a bateria é especialmente solicitada. A consequência é uma menor potência de arranque. Mandar, por isso, verificar e, se necessário, recarregar a bateria antes do início do inverno.
ATENÇÃO!
- Todos os trabalhos a realizar na bateria exigem competência técnica especial. Contacte para o efeito a sua oficina especializada ou um serviço de assistência técnica - perigo de queimaduras por ácido e de explosão!
- A bateria não pode ser aberta! Não tente alterar o nível do eletrólito da bateria, pois, daí poderia resultar a fuga de gás explosivo da bateria - perigo de explosão!