|
Válido para: Veículos com Audi side assist
O side assist funciona a partir de uma velocidade de aprox. 15 km/h.
-A- Veículos a aproximarem-se
Em determinadas situações, um veículo é considerado crítico para uma mudança de faixa, mesmo que ainda se encontre longe. Quanto mais rapidamente o veículo se aproxima, tanto mais cedo se acende o indicador no espelho exterior.
-B- Veículos que acompanham a velocidade
Os veículos que acompanham a velocidade são indicados no espelho exterior quando são considerados críticos para uma mudança de faixa. O mais tardar no «ângulo morto» são assinalados todos os veículos registados pelo side assist.
-C- Veículos que não acompanham a velocidade
Ao ultrapassar lentamente um veículo detetado (diferença de velocidade inferior a aprox. 15 km/h), a indicação no espelho exterior acende-se assim que o veículo se encontre no ângulo morto.
Ao ultrapassar rapidamente um veículo detetado (diferença de velocidade superior a aprox. 15 km/h), não é apresentada qualquer indicação.
Limitações de funcionamento
Os sensores de radar estão dispostos de forma a que, em faixas de rodagem de largura convencional, as faixas de rodagem vizinhas do lado esquerdo e direito sejam cobertas. Em determinadas situações, a indicação do espelho exterior pode acender-se apesar de não se encontrar nenhum veículo na zona crítica para se efetuar uma mudança de faixa. Por exemplo:
- em faixas de rodagem estreitas ou ao conduzir-se à beira da faixa. Neste caso, é provável que seja coberta outra faixa de rodagem e detetado um veículo que não se encontra diretamente na faixa vizinha.
- ao entrar-se uma curva. O side assist pode reagir a um veículo que circula própria faixa de rodagem ou na segunda faixa a seguir.
- Quando o side assist reage a outros objetos (por exemplo: construções na berma, como barreiras de proteção).
- Com más condições climatéricas. O side assist está limitado no seu funcionamento.
- Prestar sempre atenção às ocorrências no trânsito e à zona periférica do veículo. O side assist não substitui a atenção do condutor. A responsabilidade pela mudança de faixa e outras manobras semelhantes é sempre do condutor.
- Em algumas situações o sistema não funciona de todo ou só com limitações. Por exemplo:
- quando os veículos se aproximam ou deixam de acompanhar o veículo muito rapidamente. A indicação poderá eventualmente não acender-se atempadamente.
- com más condições atmosféricas, por exemplo, chuva intensa, neve ou fortes salpicos.
- em faixas de rodagem muito largas, em curvas apertadas ou em cumes de estradas. Os veículos na faixa vizinha poderão não ser detetados por se encontrarem fora do campo de deteção.
Os sensores podem ser desajustados devido a embates ou danos nos para-choques, nas cavas das rodas e na substrutura. Deste modo, o sistema pode ficar restringido. Mandar verificar a sua operacionalidade num serviço de assistência técnica.
Aviso
Se os vidros da porta do condutor ou do passageiro tiverem sido escurecidos com película colorida, poderá ser dificultada a perceção do indicador no espelho exterior.