|
Propulsão híbrida plug-in*: Observe também as informações em ligação►.
Pare o veículo.
Prima a tecla START ENGINE STOP Fig. ►.
Função de desligar de emergência*
Se num caso excecional for necessário, o motor pode também ser desligado durante o andamento, a uma velocidade a partir de 7 km/h.. Para desligar o motor, premir o botão START ENGINE STOP brevemente duas vezes seguidas ou uma vez durante mais de dois segundos.
ATENÇÃO
- Nunca desligue o motor, antes de imobilizar totalmente o veículo. Não está garantida a total funcionalidade do servo-freio e da direção assistida. Necessita de utilizar mais força para a direção ou os travões. Como não pode conduzir e parar conforme está acostumado, pode haver acidentes e ferimentos graves.
- Leve sempre consigo a chave, se sair do veículo. De outra forma, o motor pode ser posto a trabalhar ou podem ser acionados equipamentos elétricos, como p.ex. os elevadores dos vidros. Isto pode originar lesões graves.
- Por RAZões de segurança, estacione o veículo sempre com a caixa na posição P, caso contrário, existe o perigo de o veículo se deslocar inadvertidamente.
CUIDADO
Após uma longa solicitação do motor, quando desligar o motor, dá-se uma acumulação de calor no compartimento do motor – perigo de avaria no motor! Deixe por isso o motor ligado em marcha lenta ainda durante aprox. 2 minutos, antes de o desligar.
Aviso
Depois de desligar o motor, o ventilador do radiador pode continuar a funcionar até mais 10 minutos ou voltar a ligar-se passado algum tempo – mesmo com a ignição desligada – p. ex., devido ao seguinte:
- A temperatura do líquido de refrigeração subiu devido à retenção de calor.
- Com o motor quente, o compartimento do motor é adicionalmente aquecido devido a forte irradiação solar.
- (Válido para: veículos com filtro de partículas: ) O sistema de purificação dos gases de escape está quente devido ao processo de regeneração, mesmo que o motor ainda não tenha atingido a sua temperatura de funcionamento.