- Fig. 1 Substituição de uma roda: pontos de apoio do macaco
- Fig. 2 Substituição de uma roda: pormenor do macaco
Para desmontar a roda, é necessário que o veículo esteja levantado com o macaco*.
Activar o modo do macaco do veículo* Link.
Accionar o travão de estacionamento, a fim de que o veículo não descaia involuntariamente.
Colocar a alavanca selectora na posição P.
Procurar o ponto de recepção na longarina inferior, mais próximo da roda que se pretende desmontar Fig. 1.
Rodar o macaco por baixo do ponto de recepção, subindo-o, até que a respectiva garra Fig. 2 -A- ficar colocada por baixo do perfil da longarina inferior.
Ajustar o macaco de modo a que a respectiva garra -A- envolva o perfil da longarina inferior e a base móvel -B- fique totalmente assente no chão. A placa de base -B- terá de ficar colocada verticalmente por baixo do ponto de recepção -A-.
Continuar a subir o macaco, até a roda deixar de tocar no chão.
O macaco só pode ser aplicado nos pontos indicados Fig. 1. Existe apenas um único ponto em relação a cada roda. O macaco não pode ser aplicado noutros pontos.
Uma base de apoio mole por baixo do macaco poderá dar origem a que o veículo resvale do macaco. Colocar por isso o macaco sobre uma base firme. Utilizar, se necessário, uma base de apoio ampla e estável. Se o piso for escorregadio como p. ex. se for revestido de ladrilho, deve-se utilizar, por isso, uma base antiderrapante (p. ex. um tapete de borracha).
ATENÇÃO!
- Evitar o resvalamento do pé do macaco através de medidas apropriadas – perigo de lesões!
- Colocar o macaco apenas nos pontos de recepção previstos para o efeito e alinhá-lo. De contrário podem ser originados danos no veículo. Além disso, o macaco pode resvalar do veículo, se faltar o necessário apoio – perigo de lesões!