- Fig. 1 Pormenor da bageira: interruptor basculante
- Fig. 2 Zona do pára-choques traseiro: retirar a cobertura do pára-choques
Aplicável aos seguintes veículos: com dispositivo de engate de reboque eléctrico
O dispositivo de engate de reboque consiste de um interruptor basculante, do dispositivo oscilante e a rótula de engate com armação eléctrica.
Armar a rótula de engate
Accione o travão de estacionamento.
rodar os dois fechos rotativos 90° e retirar a cobertura do pára-choques no sentido da seta Fig. 2.
Abrir a tampa da bagageira ATENÇÃO!.
Premir brevemente o interruptor basculante Fig. 1 -1-. A rótula de engate vira até atingir a « posição de serviço ».
Controlar ao fim de pouco tempo, se a luz piloto -1- no interruptor basculante está permanentemente acesa. A posição de serviço foi atingida.
Recolher a rótula de engate
Accione o travão de estacionamento.
Desatrelar depois o reboque e desligar a ligação eléctrica entre o veículo e o reboque ATENÇÃO!.
Remover, se necessário, os adaptadores da tomada do reboque.
Retirar, se for caso disso, um porta-bagagens, uma capa de protecção da rótula ou outro tipo de peças montadas na rótula de engate.
Abrir a tampa da bagageira.
Premir brevemente o interruptor basculante -2-. A rótula de engate é recolhida, até atingir a « posição de repouso ».
Controlar ao fim de pouco tempo, se a luz piloto -2- no interruptor basculante está permanentemente acesa. A posição de repouso foi atingida.
Instalar a cobertura do pára-choques com os ressaltos de engate de trás na zona de cima. Virar a cobertura para cima e pressionar os ressaltos de engate laterais no pára-choques.
Rodar os fechos rotativos 90°, até se sentir o seu encaixe. Verificar, após a montagem, se a cobertura ficou alinhada rente à face com o pára-choques.
Com o veículo em andamento ou a tampa da bagageira fechada, o interruptor basculante fica fora de funcionamento.
A tomada do reboque está localizada na rótula de engate e é armada e recolhida juntamente com esta.
Um dispositivo de protecção de sobrecarga interrompe o movimento da rótula, se for detectada uma resistência. Esta situação é assinalada pelo piscar da luz piloto no interruptor basculante.
Para desactivar a protecção de sobrecarga, eliminar primeiro a causa da resistência (p. ex. obstáculos) Manter o interruptor basculante premido, até a rótula de engate ter atingido a sua posição de serviço ou de repouso.
Significado das luzes piloto no interruptor basculante
- Se uma luz piloto piscar com luz amarela, é sinal de que a rótula de engate não atingiu ainda a posição de serviço ou de repouso.
- Se uma luz piloto se acender com luz amarela, é sinal de que a rótula de engate se encontra na posição de serviço ou de repouso.
- Se ambas as luzes piloto piscarem alternadamente com luz amarela, é sinal de que a rótula de engate não atingiu ainda a sua posição de serviço ATENÇÃO!. Isso é assinalado através do aviso ao condutor Verificar engate de reboque! no visor do painel de instrumentos. Não circule nunca com um reboque atrelado, enquanto as luzes piloto piscarem alternadamente com luz amarela. Desatrelar depois o reboque, se necessário, e desligar a ligação eléctrica entre o veículo e o reboque . Premir o interruptor basculante, até a rótula de engate ter atingido a posição de serviço. Controlar se a luz piloto está acesa com luz amarela.
- Se as duas luzes piloto piscarem simultaneamente com luz amarela, é necessário iniciar o sistema eléctrico. Isso será o caso, se p. ex. a bateria tiver sido desligada e ligada de novo.
Iniciar o sistema eléctrico
Manter o interruptor basculante premido, até a rótula de engate ter atingido uma vez a sua « posição de serviço » e a « posição de repouso ». Deste modo o sistema « memoriza » todo o curso oscilatório.
Um manuseamento incorrecto do dispositivo de engate de reboque pode dar origem a lesões e acidentes.
- Assegurar que não se encontram pessoas nem animais ou onjectos na zona de oscilação da rótula de engate.
- Se a rótula de engate não estiver correctamente encaixada, o dispositivo de engate de reboque não pode ser utilizado em circunstância nenhuma – perigo de acidente e de lesões!
- Não accionar nunca o interruptor basculante, se estiver strelado um reboque ou se estiver montado um porta-bagagens ou outro tipo de peças na rótula de engate – perigo de acidente!
- Nunca interfira com meios auxiliares ou ferramentas no processo de oscilação da rótula de engate. Esta pode ficar danificada. Deixaria nesse caso de ficar garantida uma utilização com toda a segurança do dispositivo de engate de reboque.
- Não conduzir nunca com reboque, se a luz piloto piscar com luz amarela. Como nesse caso a rótula de engate não está encaixada e não se encontra, por isso, na sua posição de fim de curso, existe o perigo de acidente!
- Só utilizar o dispositivo de engate de reboque, se a rótula de engate estiver completamente armada e encaixada de forma segura.
- Mandar inspeccionar o dispositivo de engate de reboque num serviço de assistência técnica, se se registarem deficiências no sistema eléctrico ou no próprio dispositivo de engate de reboque.
Cuidado!
- Antes de a rótula de engate se armar automaticamente, é necessário remover a cobertura do pára-choques a fim de evitar que se danifique.
- Se se accionar o interruptor basculante, enquanto estiver atrelado um reboque ou estiver montado um porta-bagagens, um protector da rótula ou outro tipo de peças, poderão registar-se danos no dispositivo oscilatório, no veículo ou nos componentes montados.
Nota
- Com temperaturas exteriores inferiores a -10° C podem ocorrer falhas de funcionamento na armação e recolha automática da rótula de engate. Manter neste caso o interruptor basculante premido, até a rótula de engate ter atingido a sua posição de serviço ou de repouso.
- Com temperaturas exteriores extremamente baixas a rótula de engate poderá não ter mobilidade. Nestes casos bastará colocar o veículo num espaço mais quente (p. ex. numa garagem).