- Fig. 1 Painel de instrumentos: indicação no visor
- Fig. 2 Representação esquemática: gama de medição do sensor de radar
Aplicável aos seguintes veículos: com adaptive cruise control
O Audi braking guard adverte de uma ameaça de colisão contra um veículo que circula à frente.
O Audi braking guard activa-se a partir de uma velocidade de cerca de 30 km/h e funciona dentro dos limites do sistema Link, mesmo com o adaptive cruise control desligado.
Na frente do veículo está montado um sensor de radar Fig. 2. O equipamento requer para a medição da distância superfícies reflectoras. Se uma medição não é possível, então o sistema permanece sem reacção.
Uma vez realizada a medição, o sistema pode classificar a situação de perigo em que um veículo que circula à frente trava ou o próprio veículo se aproxima, a alta velocidade, de um veículo que roda a velocidade claramente mais lenta. Assim que o sistema assume que uma possível colisão com o veículo que o antecede só pode ser evitada através de uma travagem imediata ou de uma manobra de desvio, é dado um aviso.
O sistema tem um tempo de reacção pré-definido, a fim de advertir atempadamente. Este tempo de reacção do sistema é automaticamente reduzido, quando se continua a acelerar activamente, para entrar p. ex. na auto-estrada. Também a travagem, a aceleração transversal e o ângulo da direcção podem conduzir a um tempo de reacção do sistema mais reduzido. Quando se inicia uma ultrapassagem com o pedal do acelerador carregado, o aviso é desactivado.
O sistema chama a atenção para duas situações de perigo distintas:
Distância
O aviso de distância é mantido por um período superior a 5 segundos, quando não é guardada uma distância suficiente em relação ao veículo da frente. Se a distância for, por exemplo, inferior a 9 m a 80 km/h, é visualizada uma indicação óptica no visor do painel de instrumentos Fig. 1.
Se o veículo da frente travar a fundo, deixa de poder ser evitada uma colisão, mesmo que haja uma reacção imediata. Aumentar, neste caso, a distância em relação ao veículo da frente.
Velocidade
Se existir um veículo em circulação significativamente mais lenta na mesma faixa, à frente do próprio veículo ou se ele travar fortemente, o Audi braking guard calcula o momento, a partir do qual só se pode evitar uma colisão com uma travagem a fundo ou um desvio da trajectória. Se for dado um alerta, pode ser evitada uma possível colisão com o veículo que circula à frente, através de uma manobra de desvio ou de travagem.
O aviso é feito em duas fases:
- Pré-aviso: é visualizada uma indicação óptica no visor do painel de instrumentos e ouve-se um sinal acústico.
- Aviso urgente: se não houver reacção ao pré-aviso, segue-se, numa segunda fase, um aviso urgente.. Um breve esticão nos travões lembra o condutor que deve concentrar a sua atenção na estrada.
Se for feita uma travagem a fundo, o sistema de assistência à travagem Link proporciona um apoio adicional com vista à maximização da eficácia de travagem.
Quando o Audi braking guard está accionado, é também necessário prestar uma atenção permanente ao trânsito. A responsabilidade pela velocidade e pela distância do próprio veículo em relação aos outros cabe sempre ao condutor.
- Manter sempre o intervalo de segurança legalmente prescrito em relação ao veículo da frente - perigo de acidente!
- O Audi braking guard não reage fora dos limites do sistema, quando se aproxima de um obstáculo parado, p. ex. o final de um engarrafamento ou quando um veículo se aproxima na mesma faixa, mas no sentido oposto.
- Ter em atenção que o Audi braking guard tem limitações nas curvas apertadas, devido ao raio de acção do sensor do radar. Isso poderá impedir que sejam identificados obstáculos.
- A visibilidade do sensor de radar pode ser diminuída pela chuva, neve assim como bruma forte. Em consequência disso, poderá haver dificuldade em detectar os veículos. Manter sempre à trajectória da marcha sob controlo visual.
- Os objectos reflectores, como p. ex. barreiras de protecção ou a entrada num túnel, podem afectar o funcionamento do sensor do radar.