Aplicável aos seguintes veículos: com sistema de controlo da velocidade
O sistema de controlo da velocidade permite a circulação a uma velocidade constante a partir dos 30 km/h.
Puxe a alavanca para a posição -1- Fig. 1, para ligar o sistema.
Conduza com a velocidade a regular.
Para memorizar a velocidade, premir a tecla -A-.
No visor é indicada a velocidade memorizada Fig. 2. A indicação pode variar dependendo do estado do visor. Adicionalmente acende a luz de controlo no painel de instrumentos.
ATENÇÃO!
- Mesmo com o sistema de controlo da velocidade activado, é necessário prestar uma atenção permanente ao trânsito. A responsabilidade pela sua velocidade e a distância para os outros veículos está sempre nas suas mãos do condutor.
- Por razões de segurança, não se pode utilizar o sistema de controlo da velocidade no ciclo urbano, no trânsito congestionado, em estradas com muitas curvas e em pisos adversos (como p. ex. estrada escorregadia, nevoeiro, gravilha, chuva intensa e aquaplaning) – perigo de acidente!
- Desactivar transitoriamente o sistema de controlo da velocidade antes de se entrar num desvio, numa saída de auto-estrada ou numa zona de obras
- Ter em atenção que, carregando inadvertidamente no pedal do acelerador, o sistema de controlo da velocidade deixará de travar. E explicação reside no facto de o sistema de controlo da velocidade ser neutralizado pela aceleração do condutor.
- Não utilizar nunca o regulador da velocidade fora-de-estrada ou em pisos impraticáveis. O equipamento de regulação da velocidade foi concebido para a utilização do veículo em pisos firmes e não é adequado para uma condução todo-o-terreno nem em pisos impraticáveis.
Nota
Ao conduzir em descidas acentuadas, o sistema de regulação da velocidade não consegue manter a velocidade constante. Através do próprio peso do veículo a velocidade aumenta. Reduza, por isso, para uma velocidade imediatamente inferior ou então trave o veículo com o pedal do travão.