|
Válido para: veículos com assistente ao estacionamento
O assistente de estacionamento ajuda-o a encontrar espaços adequados e a estacionar neles. Pode estacionar de marcha-atrás em espaços longitudinais -1- e em espinha -2-, bem como sair de lugares de estacionamento longitudinais de marcha em frente. Adicionalmente, pode estacionar em espinha de marcha em frente, se se tiver já aproximado do lugar e a dianteira do veículo se encontrar no lugar de estacionamento -4-, ou se tiver já passado pelo lugar de estacionamento -3-. No caso -3-, o veículo faz marcha-atrás, o veículo é colocado na posição correta e, em seguida, encaminha-se de marcha em frente para o lugar de estacionamento.
O espaço de estacionamento pode estar entre dois veículos ou por trás de um veículo. O condutor estaciona conforme está habituado, o sistema de assistência ao estacionamento assume os movimento da direção.
Um componente do assistente ao estacionamento é a ajuda ao estacionamento plus ligação►,
que o ajuda durante o processo de estacionar.
Os sensores do assistente de estacionamento encontram-se de lado no para-choques dianteiro e traseiro. Assegure-se de que os sensores não estão tapados por autocolante, sedimentos ou outras sujidades, dado estes podem prejudicar o funcionamento do sistema. Instruções sobre a limpeza ligação►.
Em lugares de estacionamento curtos, o tom contínuo do auxiliar de estacionamento soa a uma distância inferior a, aprox., 0,20 m. Não continue a conduzir, nem para a frente, nem para trás!
- Ver também as recomendações ►.
- Tenha em conta, que o assistente de estacionamento assume apenas os movimentos da direção. Cabe sempre ao condutor a responsabilidade pela travagem e pela aceleração.
- A decisão, se um espaço para estacionamento indicado é adequado para o veículo, é do condutor.
- O veículo sai do seu alinhamento durante a manobra de estacionamento. Tenha em atenção, que não põe em perigo outros intervenientes do trânsito.
- Na entrada/saída do estacionamento com o sistema de assistência ao estacionamento o volante roda rapidamente sozinho. Colocando as mãos nos braços do volante, pode dar origem a ferimentos.
- Ver também as recomendações ►.
- O assistente ao estacionamento leva o veículo eventualmente por cima das bermas , p.ex. se há outros veículos estacionados sobre as bermas. Cuide em não danificar os pneus e jantes do seu veículo. Assuma a direção do volante a tempo.
- Algumas conduções na zona do lugar de estacionamento podem fazer com que o resultado do estacionamento não seja o habitual:
- Objetos como, por ex., pilares ou postes.
- Revestimentos do piso como, por ex., gravilha, neve ou gelo.
Aviso
- Durante a manobra de estacionamento o controlo eletrónico de estabilidade (ESC) não pode estar desligado ligação►.
- O estacionamento em curvas apertadas não é possível com o apoio do assistente ao estacionamento.
- O estacionamento com ajuda do assistente não é possível com um atrelado engatado ou com o conector inserido na tomada do atrelado.