|
|
Válido para: veículos com tampa da bagageira comandada por sensores
Pode abrir/fechar a tampa da bagageira com um movimento do pé1).
Condições: a chave de conforto* está em seu poder. V. encontra-se atrás da tampa da bagageira ao centro. A ignição está desligada. Encontre um local seguro.
- Desloque o seu pé para a frente e para trás, sem interrupção, por baixo do para-choques Fig. 30►. Não toque no para-choques. Quando o sistema tiver detetado o movimento, a tampa da bagageira abre-se/fecha-se.
A tampa da bagageira abre-se/fecha-se, só se o movimento for executado, tal como descrito. Deste modo, evita-se que a tampa da bagageira se abra/feche através de movimentos semelhantes, p. ex., se circular entre a traseira do veículo e o portão da garagem.
O movimento de fecho da tampa da bagageira é anunciado por um sinal de aviso, podendo ser interrompido, repetindo-se o movimento descrito.
O veículo não fica trancado, ao ser fechado com o movimento do pé.
Recomendações gerais
Em algumas situações, o funcionamento do sistema pode estar limitado ou temporariamente indisponível. Tal é o caso, se, por ex.:
- a tampa da bagageira tiver sido fechada ou aberta imediatamente antes.
- estacionar perto de uma sebe e mover os seus ramos durante muito tempo, por baixo do veículo.
- Lavar o seu veículo, p. ex., com um sistema de limpeza por alta pressão ou numa lavagem automática.
- Chover intensamente.
- O para-choques estiver muito sujo (por ex., depois de circular em estradas com sal).
- Houver interferências no sinal de rádio da chave do veículo devido a outros emissores, p. ex., telemóveis e telecomandos.
- (Válido para: Veículos com sistema de alarme antirroubo: ) Nos veículos trancados por fora e com sistema Safelock* ativado, não podem ficar pessoas dentro do veículo, nomeadamente crianças, dado que nem as portas nem os vidros poderão ser abertos por dentro ligação►. As portas trancadas dificultam aos socorristas, em casos de emergência, o acesso ao interior do veículo - perigo de vida!
- Fechar sempre a tampa do porta-bagagens com muito cuidado. Com isso pode causar a si ou a outras pessoas ferimentos graves mesmo com o limitador da força!
- Certifique-se sempre de que ninguém se encontra no raio de ação da tampa da bagageira, especialmente na zona das dobradiças e no canto superior ou inferior da tampa da bagageira – perigo de contusões!
- Não circular nunca com a tampa da bagageira aberta ou encostada, uma vez que podem entrar emissões de escape no interior do veículo - perigo de intoxicação!
- Se estiver montado um porta-bagagens, p. ex. um suporte para bicicletas, na tampa traseira, esta poderá em certas condições não abrir-se completamente, ou fazer baixar a tampa do porta-bagagens aberta devido ao peso adicional. Por este motivo, a tampa da bagageira aberta tem de ser adicionalmente amparada ou a carga previamente retirada do porta-bagagens – perigo de ferimentos!