|
Válido para: veículos com assistente de tráfego
O assistente de trânsito transversal atrás pode avisar o condutor de uma possível colisão com trânsito transversal em aproximação durante a marcha-atrás. O sistema monitoriza, ao sair do estacionamento, dentro dos próprios limites, a periferia traseira e lateral do veículo com o auxílio dos sensores do radar Fig. ►. São identificados objetos que se aproximam, como p. ex.: viaturas Fig. 148►.
Se, ao sair do estacionamento em marcha-atrás, for identificado trânsito transversal crítico, o sistema reage da seguinte forma:
- Indicação visual: No visor do Infotainment surge uma indicação com um símbolo de seta vermelho. A seta indica a direção, a partir da qual o objeto se aproxima Fig. 149►.
- Sinal de aviso sonoro: Como indicação adicional, pode soar um sinal sonoro contínuo ao fazer marcha-atrás.
- Solavanco automático dos travões: Um breve solavanco dos travões pode avisá-lo adicionalmente de uma possível colisão com um objeto em aproximação.
Requisitos para a utilização do assistente de trânsito transversal atrás:
- O sistema de auxílio ao estacionamento tem de estar ligado ligação►.
- A marcha-atrás tem de estar ligada.
- A velocidade não pode ser superior a cerca de 15 km/h.
ATENÇÃO
- O assistente de trânsito transversal atrás é um sistema de assistência e não pode evitar, por si mesmo, uma colisão. O condutor tem de intervir sempre. Cabe sempre ao condutor a responsabilidade por uma travagem atempada.
- Lembre-se que o assistente de trânsito transversal atrás pode causar um solavanco inesperado do travão. Por isso, arrume a sua carga, para evitar danos e eventuais ferimentos.
- Após uma pressão de travagem automática, não pode haver outra pressão de travagem nos 20 segundos seguintes.
- No caso de um aviso sonoro do assistente transversal do trânsito atrás, o sistema de auxílio ao estacionamento poderá, em determinadas circunstâncias, não emitir um aviso sonoro no caso de identificação de obstáculos.
- A visibilidade dos sensores do radar pode estar obstruída p. ex. por folhas, neve, salpicos fortes ou sujidade. Limpe a zona à frente dos sensores Fig. ►.
ATENÇÃO
O assistente de trânsito transversal atrás está sujeito aos limites do sistema e poderá não avisar sempre em caso de colisão iminente:
- Se estiver demasiado avançado no lugar de estacionamento e ficar encoberto pelos veículos vizinhos.
- Pessoas, tais como ciclistas, praticantes de jogging, de patins em linha e peões, podem não ser identificadas em determinadas circunstâncias.
- Se se encontrar num lugar de estacionamento longitudinal ou oblíquo.
CUIDADO
Respeite também as instruções ►.
Aviso
- O condutor pode interromper o solavanco dos travões com força crescente do sistema nos travões, se ele próprio efetuar a travagem ou acelerar de forma clara.
- Em algumas situações o assistente de trânsito transversal atrás pode efetuar um aviso, apesar de não existir trânsito transversal na zona crítica, p. ex., ao estacionar de marcha-atrás ou na realização de manobras.
- Se desligar o ESC, o assistente de trânsito transversal atrás também se desliga.
- O assistente de trânsito transversal atrás liga-se / desliga-se através do sistema de auxílio ao estacionamento ligação►.
- Com funcionamento de reboque o sistema não está disponível.