|
Quando se pretende transportar carga no tejadilho, deve-se observar o seguinte:
- Por isso só podem ser utilizados porta-bagagens de tejadilho especialmente adaptados ao veículo. Estes porta-bagagens servem de base a um sistema de porta-bagagens de tejadilho completo. Para transportar bagagem e equipamentos desportivo, são necessários acessórios/sistemas de suporte adicionais. Recomendamos porta-bagagens de tejadilho e peças de montagem do programa de acessórios da Audi.
- Tenha em atenção na montagem dos porta-bagagens de tejadilho, que estes fiquem exatamente nas posições previstas para o efeito no tejadilho Fig. 93►.
- Preste atenção às cargas sobre os eixos admissíveis, ao peso bruto admissível e à carga no tejadilho admissível do seu veículo ligação►. A carga no tejadilho é composta pelo peso do porta-bagagens no tejadilho, das peças de montagem e da própria carga. Observar, no entanto, a carga admissível do sistema de suportes utilizado.
Montar um porta-bagagens no tejadilho
Válido para: veículos com porta-bagagens fornecidos de fábrica
O kit de porta-bagagens no tejadilho é composto por um porta-bagagens dianteiro e um traseiro, um perfil de cobertura e uma chave dinamométrica. Na parte interior do rail no tejadilho, encontram-se respetivamente dois furos para o porta-bagagens no tejadilho. Por forma a evitar a troca entre o porta-bagagens no tejadilho dianteiro e traseiro durante a montagem, encontram-se três furos na parte interior do rail dianteiro esquerdo e dois furos no rail direito Fig. 93►.
- Antes de colocar o porta-bagagens no tejadilho, levante a capa -1- Fig. 94►.
- Com a chave dinamométrica -2-, solte o parafuso do lado esquerdo e direito no sentido -A-, até sentir resistência. Certifique-se de que a seta na chave dinamométrica e a seta no parafuso se encontram exatamente frente a frente.
- Limpe as borrachas de apoio -4- e o rail no tejadilho na área dos pontos de fixação.
- Coloque cuidadosamente o porta-bagagens no tejadilho sobre os furos do rail no tejadilho Fig. 94►. Certifique-se de que os autocolantes se encontram do lado esquerdo do veículo e que a seta impressa aponta para o sentido da marcha.
- Insira os pinos -3- nas perfurações. A garra -5- tem de engatar no canto do rail no tejadilho. Certifique-se de que as borrachas de apoio -4- fiquem à face do rail no tejadilho.
- Puxe o parafuso com a chave dinamométrica no sentido -B-. Certifique-se de que a seta na chave dinamométrica e a seta no parafuso se encontram exatamente frente a frente. O binário de aperto necessário é 6 Nm.
- Repita os passos para os outros pontos de fixação do porta-bagagens no tejadilho.
Montar os componentes de montagem
Válido para: veículos com porta-bagagens fornecidos de fábrica
- Para montar os componentes de montagem no porta-bagagens no tejadilho, retire a capa -6- Fig. 94►
- Empurre os componentes de montagem para dentro da ranhura em forma de T -7-.
- Fixe os componentes de montagem com base nas instruções de montagem fornecidas.
- Feche a capa -6-.
Introduzir o perfil de cobertura
Válido para: veículos com porta-bagagens fornecidos de fábrica
- Depois de ter montado os componentes de montagem, feche as partes abertas da ranhura em T -7- com o perfil de cobertura -8-.
- Se não pretender utilizar componentes de montagem, feche toda a ranhura em T -7- com o perfil de cobertura -8-.
- Se necessário, corte o perfil de cobertura de acordo com o comprimento necessário.
ATENÇÃO
- Respeite as instruções de montagem do sistema de porta-bagagens no tejadilho. Se o porta-bagagens no tejadilho e a carga não forem corretamente fixados, podem soltar-se do veículo e provocar um acidente.
- Se utilizar um sistema de porta-bagagens de tejadilho, as características de circulação alteram devido a um deslocamento do centro de gravidade ou devido a uma maior superfície exposta ao vento - perigo de acidente! Por isso, ajuste o estilo de condução e a velocidade às circunstâncias. Recomendamos uma velocidade máxima de 130 km/h.
- Distribua a carga uniformemente pelo porta-bagagens no tejadilho e não exceda a largura máxima nem o peso bruto admissível da carga no tejadilho.
- Antes de iniciar a viagem, é necessário verificar todas as uniões aparafusadas e ligações do porta-bagagem no tejadilho e, se necessário, apertá-las. Esta verificação deve ser efetuada em intervalos regulares. Caso esta verificação não seja efetuada, o porta-bagagens no tejadilho ou os componentes de montagem poder-se-ão soltar ou perder – perigo de acidente!
CUIDADO
- Os danos provocados no veículo, devido à utilização de outros sistemas de porta-bagagens no tejadilho ou a uma montagem diferente à da descrita nas instruções, são excluídos da garantia. Por isso, respeite impreterivelmente as instruções de montagem do porta-bagagens no tejadilho incluídas no fornecimento.
- Por forma a evitar danos, antes de entrar numa estação da lavagem de veículos, tem de retirar o porta-bagagens e eventuais componentes de montagem montados.
- Certifique-se de que a tampa da bagageira aberta e o teto de vidro panorâmico* não batam na carga sobre o tejadilho.
Aviso sobre o impacto ambiental
Devido ao aumento da resistência ao ar, o veículo consome mais combustível. Por isso, desmonte o porta-bagagens no tejadilho depois de o utilizar.
Aviso
(Válido para: veículos com porta-bagagens fornecidos de fábrica: ) Ao montá-lo no rail no tejadilho, o ESC é adaptado ao centro de gravidade do veículo, que se poderá ter alterado devido a uma eventual carga, por meio de um sistema de sensores.