Manual de instruções AUDI Q5 HYBRID 2014
 Audi Q5   Segurança   Sistema de airbags  Descrição do sistema de airbags
Em caso de colisão grave, são disparados um ou mais sistemas de airbag, consoante o tipo de acidente.
Numa colisão ligeira ou em colisões traseiras e capotamento, o sistema de airbag não é disparado. Nestes casos os ocupantes serão protegidos pelos cintos de segurança.
Fatores desencadeantes
Não é possível definir em traços gerais uma zona de atuação do sistema de airbags aplicável a todas as situações, em virtude de as condições dos acidentes poderem divergir substancialmente, de caso para caso. Desempenham aqui um papel importante certos fatores como a natureza do objeto contra o qual o veículo embate (rígido, flexível), ângulo de incidência, velocidade do veículo, etc.
Decisiva para o disparo do sistema de airbags é a sequência de desaceleração que se regista numa colisão e que é identificada pelo aparelho de comando. Os sensores montados no veículo identificam em conjunto com o aparelho de comando um acidente, assegurando assim a detonação atempada dos sistemas de retenção. Se a desaceleração do veículo registada e medida durante a colisão se mantiver abaixo dos valores de referência memorizados na unidade de comando, os airbags não serão detonados, embora o veículo possa ficar bastante deformado em consequência do acidente.
Nota
Quando o airbag é insuflado, é libertado um pó fino. Isto é perfeitamente normal e não permite concluir que há qualquer incêndio no veículo.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações. Para entrar em contato com o autor deste site, clique aqui.