- Fig. 1 Classes de cadeiras para crianças
Só podem ser utilizadas cadeiras de criança, oficialmente homologadas e adequadas à respetiva criança.
No caso das cadeiras de criança aplica-se a norma ECE-R 44. As cadeiras de criança homologadas por esta norma ostentam quase sempre uma etiqueta cor de laranja. Nesta etiqueta constam os dados sobre a categoria do peso; classe de estatura ISOFIX e a categoria da licença da cadeira para criança.
As cadeiras para crianças subdividem-se nas categorias de pesos a seguir indicadas
Cadeiras de criança da classe 0 e 0+
Nestas classes (até 13 kg) são mais recomendáveis os sistemas de retenção para bebés do tipo ovo virados de costas para o sentido de marcha. Recomendamos Cadeira tipo ovo Audi opcional com ISOFIX Basis.
Cadeiras de criança da classe 1
Neste grupo (9 até 18 kg) são mais aconselháveis as cadeiras de criança viradas para trás ou para a frente com sistema de cinto de segurança integrado. Transporte as crianças, sempre que possível, viradas para trás. Recomendamos Cadeira de criança Audi com ISOFIX Basis.
Cadeiras de criança da classe 2 e 3
Nestas duas classes (15 até 36 kg) são aconselhada as cadeiras de criança com encosto em combinação com um cinto de segurança. Recomendamos Cadeira de criança Audi youngster plus
-
Classe 0, 0+ e 1 (virado para trás): Não instale nunca no banco do passageiro uma cadeira de criança em que esta viaja de costas para o sentido da marcha, se o airbag do passageiro estiver ativado. Se, em casos excecionais, for necessário transportar uma criança no banco do passageiro, é necessário desativar o airbag do passageiro* Link.
-
Classe 1 (virada para a frente), 2 e 3: As costas da cadeira de criança deverá ficar, tanto quanto possível, totalmente encostada ao encosto do banco do veículo. Se o apoio de cabeça traseiro do veículo obstruir a montagem da cadeira de criança, deslocá-lo* ou desmontá-lo Link. Quando se voltar a remover a cadeira de criança, montar imediatamente de novo o encosto de cabeça. Viajar com os encostos de cabeça desmontados ou incorretamente ajustados aumenta o risco de lesões graves.
-
Classe 2 e 3: O cinto no ombro tem de passar por cima da clavícula da criança, o mais possível ao centro, e aconchegar bem ao tórax. Não pode passar no pescoço ou por cima dele. O cinto abdominal tem de passar por cima da zona pélvica e não pode passar por cima da barriga ou da zona abdominal. Tem de ficar bem esticado. Se necessário, reapertar um pouco a faixa do cinto.
-
Mude para o grupo seguinte de cadeiras de criança o mais tarde possível.
Nota
Recomendamos a aquisição de cadeiras de criança do programa de Acessórios Originais Audi: www.audi.com/childseats