Dependendo da temperatura envolvente e da temperatura regulada nos comandos do ar condicionado, o aquecimento estacionário ou a ventilação estacionária são ligados.
O aquecimento estacionário aquece o habitáculo do veículo e descongela os vidros. Ela pode ser utilizada com o motor desligado durante o percurso como aquecimento adicional (p.ex. na fase de aquecimento do motor). O aquecimento estacionário é operado com combustível.
A ventilação estacionária ventila o habitáculo e diminui a temperatura no interior do habitáculo.
Condições para o funcionamento
- A indicação do combustível no depósito está acima da reserva.
- a situação de carga da bateria é suficiente,
- a temperatura no habitáculo difere da temperatura configurada.
ATENÇÃO!
- O aquecimento estacionário não pode estar em funcionamento num espaço fechado - perigo de intoxicação.
- O aquecimento estacionário não pode estar ligado quando estiver a abastecer combustível - perigo de incêndio!
- Devido às elevadas temperaturas, que surgem durante o funcionamento do aquecimento estacionário, o veículo deve ser estacionado de forma a que os gases quentes na parte inferior da proteção do motor possam sair livremente e não entrem em contacto com materiais de combustão fácil.
Nota
- Para o funcionamento do aquecimento/ventilação estacionário(a) é recomendado abrir os difusores de ar no cockpit.
- Com o aquecimento/ventilação estacionário(a) ligado a luz de controlo (aquecimento estacionário) ou (ventilação estacionária) pisca no visor do painel de instrumentos. Se um temporizador estiver ativo, ambas as luzes de controlo acendem.
- Com temperaturas exteriores baixas pode ocorrer a formação de vapor no compartimento do motor. Isso não é razão para inquietações.