- Fig. 1 Ecrã: alerta com texto de aviso
Aplicável aos seguintes veículos: com indicador de controlo da pressão dos pneus
O indicador de controlo da pressão dos pneus no painel de instrumentos informa, caso a pressão dos pneus seja demasiado baixa ou exista uma avaria no sistema.
O indicador de controlo da pressão dos pneus compara, com a ajuda dos sensores do ABS, o perímetro de rolamento e o comportamento oscilatório de cada roda. Em caso de alteração da presão num ou mais pneus, o facto é assinalado no visor do painel de instrumentos, através de uma luz avisadora
ou
e de um texto informativo Fig. 1. Se for apenas abrangido um pneu, é indicada a posição desse pneu.


Após cada alteração da pressão dos pneus (mudança de carga parcial para carga completa e vice-versa) ou após uma substituição ou troca de um pneu no veículo, a pressão dos pneus tem de ser memorizada de novo no rádio ou no MMI* Link. A pressão dos pneus recomendada para o seu veículo figura no autocolante fixado na face de topo da porta do condutor Link.
O perímetro de rolamento e o comportamento oscilatório podem alterar-se e conduzir, assim, a uma advertência para a pressão dos pneus, se:
- a pressão dos pneus num ou mais pneus estiver demasiado baixo,
- a estrutura dos pneus estiver danificada,
- as rodas tiverem sido substituídas ou a pressão dos pneus tiver sido alterada sem ter sido memorizada de novo Link.
Luzes avisadoras




TPMS (Tire Pressure Monitoring System) pressão dos pneus! deficiência do sistema. Se, depois de se ligar a ignição ou em plena circulação aparecer a indicação TPMS e a luz avisadora
no painel de instrumentos começar a piscar primeiro durante cerca de um minuto e, em seguida, se acender em permanência, existe uma deficiência no sistema. Dirija-se com a maior brevidade possível ao serviço de assistência técnica mais próximo.

- Quando o indicador de controlo da pressão dos pneus é visualizado no visor do painel de instrumentos, reduza imediatamente a velocidade e evite manobras de direcção e de travagem violentas. Pare na primeira oportunidade e controle os pneus e a respectiva pressão.
- Os valores da pressão dos pneus são da responsabilidade do condutor. É, por isso, necessário controlar a pressão dos pneus periodicamente.
- Em determinadas condições (p. ex. numa condução desportiva, estradas com piso molhado ou pouco consistente) o indicador de controlo dos pneus pode levar algum tempo a ser visualizado.
- Informe-se junto do seu concessionário Audi ou num serviço de assistência técnica, se o seu veículo pode utilizar pneus com características de emergência. Se a utilização desses pneus não for permitida, a licença de circulação do seu veículo na via pública pode expirar. Por outro lado, estes pneus podem provocar danos no veículo ou inclusivamente dar origem a acidentes.
Nota
- Em caso de deficiência no ESP/ABS, haverá também uma falha no sistema de monitorização da pressão dos pneus.
- No caso de condução com correntes para a neve, poder-se-á verificar uma deficiência no sistema.