Manual de instruções AUDI A8
 Audi A8   Utilização   Condução  Arranque e paragem do motor
Parar o veículo.
Premir o botão START ENGINE STOP Fig. 1.
Bloqueio da direcção1)
A direcção é bloqueada, se desligar o motor com o botão START ENGINE STOP e abrir a porta do condutor. Devido à direção bloqueada é dificultado um possível roubo do veículo.
Função desligar de emergência
Se em caso excepcional for necessário, o motor também pode ser desligado com a caixa de velocidades nas posições R,D ou S. O motor é desligado, quando a uma velocidade inferior a 10 km/h se prime o botão START ENGINE STOP.
ATENÇÃO!
  • Não desligar nunca o motor, antes de o veículo estar totalmente imobilizado. Não está garantida a total funcionalidade do servo-freio e da direção assistida. Necessita de utilizar mais força para a direção ou os travões. Como, neste caso, não se pode controlar a direcção e os travões da forma habitual, poderão registar-se acidentes e ferimentos graves.
  • Leve sempre consigo a chave, se sair do veículo. De outra forma, o motor pode ser posto a trabalhar ou podem ser acionados equipamentos elétricos, como p.ex. os elevadores dos vidros. Isto pode originar lesões graves.
Cuidado!
Se o motor tiver estado submetido a uma carga mais elevada e prolongada, regista-se uma acumulação de calor no compartimento do motor, após a sua paragem - perigo de danos no motor! Deixar por isso o motor rodar durante mais cerca de 2 minutos, antes de o desligar.
Nota
Depois de se desligar o motor, o ventilador auxiliar pode continuar a funcionar - mesmo com a ignição desligada - ainda durante 10 minutos. Poderá voltar a ligar-se também ao fim de algum tempo, se a temperatura do líquido de refrigeração subir devido a uma acumulação de calor ou se, com o motor quente, o seu compartimento for ainda aquecido por uma exposição ao sol.
1) Esta função não está disponível em todos os mercados.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações. Para entrar em contato com o autor deste site, clique aqui.