- Fig. 1 Distância de segurança do volante
O manuseamento correcto do sistema de airbags reduz consideravelmente o perigo de lesão!
- Para o condutor e o passageiro é importante manter uma distância de pelo menos 25 cm do volante e do painel de bordo, respectivamente Fig. 1. Se não se respeitar a distância mínima, o sistema de airbags não pode exercer a sua função de protecção - existe, de contrário, o perigo de lesões devido ao disparo do airbag. Além disso os bancos da frente e os encostos da cabeça devem estar sempre correctamente ajustados à estatura do ocupante.
- Se se não utilizar o cinto de segurança, se se assumir uma posição excessivamente inclinada para a frente ou para o lado ou ainda uma postura incorrecta no assento, aumentar-se-á consideravelmente o risco de lesões. Este maior risco de lesões aumenta ainda no caso de se ser atingido pelo airbag insuflado.
- As crianças não nunca podem ser nunca transportadas sem protecção nos bancos dianteiros. Se, em caso de acidente, o sistema de airbags for detonado, as crianças poderão ficar gravemente feridas ou sucumbir ao acidente Link.
- Não fixar nunca uma cadeira de criança no banco do passageiro, se a criança viajar de costas para o sentido de marcha e o airbag do passageiro estiver activado. Se, excepcionalmente, for necessário transportar uma criança no banco do passageiro, utilizando uma cadeira de criança em que esta viaja de costas para o sentido da marcha, ter-se-á de desactivar previamente o airbag do passageiro com o interruptor de chave* Link. De contrário, haverá perigo de lesões graves ou até fatais.
- Entre a pessoa sentada no banco da frente e o raio de acção do airbag não se podem encontrar pessoas, animais ou objectos.
- A placa almofadada do volante e a superfície almofadada do módulo do airbag no painel de bordo, do lado do passageiro, não podem ser coladas, revestidas ou transformadas de qualquer outra forma. Estas superfícies só podem ser limpas com um pano seco ou humedecido com água. Também não podem ser fixados quaisquer dispositivos, como p. ex. suportes para bebidas e para telemóveis, nas coberturas dos módulos do airbag.
- Todos os trabalhos no airbag assim como a montagem e desmontagem de peças do sistema, devido a outros trabalhos de reparação (p. ex. desmontagem do volante ou dos bancos), só deverão ser executados num serviço de assistência técnica.
Nota
Há a possibilidade em caso de necessidade de desactivar o airbag do passageiro através do interruptor de chave*
Link.