- Fig. 1 Consola central: mudanças manuais (modo tiptronic)
- Fig. 2 Visor: mudanças manuais (modo tiptronic)
Aplicável aos seguintes veículos: com multitronic
O programa de mudanças manuais (tiptronic) permite que o condutor seleccione manualmente relações de transmissão já programadas.
Comutar para as mudanças manuais
Empurrar a alavanca selectora da posição D/S para a direita. Assim que a caixa de velocidades tiver comutado, aparece no visor a relação seleccionada.
Mudanças progressivas
Deslocar a alavanca selectora (na posição tiptronic) para a frente Fig. 1 -+-.
Mudanças regressivas
Deslocar a alavanca selectora (na posição tiptronic) para trás -–-.
O tiptronic permite que o condutor seleccione manualmente oito relações pré-programadas. A passagem para mudanças manuais pode ocorrer, quer com o veículo parado, quer em andamento.
Na aceleração, a caixa de velocidades passa automaticamente à relação seguinte, antes de ser atingido o regime máximo admissível do motor.
Se for seleccionada uma relação mais baixa do que a momentaneamente indicada no painel de instrumentos Fig. 2, o sistema automático só permite essa passagem, se estiver excluída a possibilidade de uma sobre-rotação do motor.
Com uma velocidade decrescente do veículo (p. ex. numa travagem) é feita automaticamente uma passagem à posição imediatamente inferior, quando é atingido o regime mínimo do motor.
Nas passagens para relações mais baixas, é aumentado nas descidas o efeito de travagem do motor.
No kick-down caixa selecciona uma relação mais baixa, em função da velocidade de cruzeiro e do regime do motor.