Manual de instruções AUDI A6 HYBRID V. 2012
 Audi A6, A6 hybrid, S6   Utilização   Condução  Arranque e paragem do motor
Com o botão START ENGINE STOP é ligada a ignição e dado arranque ao motor.
Pôr o motor a trabalhar
Propulsão híbrida: seguir as informações sobre o arranque do veículo em Link.
Caixa de velocidades manual: Pise o pedal da embraiagem totalmente a fundo, e coloque a alavanca das mudanças em ponto morto.
Caixa de velocidades automática: Pise o pedal do travão e coloque a alavanca de seleção na posição P ou N ATENÇÃO!.
Premir o botão START ENGINE STOP. O motor arranca.
Nos veículos com motor diesel, este pode só arrancar ao fim de alguns instantes, com temperaturas muito baixas. Por isso, há que pisar o pedal da embraiagem (caixa de velocidades manual) ou o pedal do travão (caixa de velocidades automática), até o motor pegar. Durante uma pré-incandescência, a luz de controlo mantém-se acesa.
Ligar/desligar a ignição
Pretendendo-se só ligar a ignição, sem arrancar o motor, proceder da seguinte forma:
Prima o botão START ENGINE STOP sem carregar na embraiagem (caixa de velocidades manual) ou no pedal dos travões (caixa de velocidades automática).
Para desligar a ignição, prima de novo o botão.
A pré-incandescência dos veículos a diesel é feita automaticamente ao ligar-se a ignição.
Ao pôr o motor a trabalhar, os maiores consumidores de eletricidade são desligados transitoriamente.
Se o motor não pegar imediatamente, o arranque é automaticamente interrompido ao fim de pouco tempo. Repetir o processo de arranque.
Sistema Start-Stop
Quando parar e o sistema Start-Stop desligar o motor, a ignição permanece ligada.
  • Se se pressionar agora o botão START ENGINE STOP, a ignição é desligada. O motor não é ligado.Link.
  • Antes de abandonar o veículo, certificar-se de que a ignição está desligada.
Caixa de velocidades automática*
Para impedir a descarga da bateria, o motor e a ignição são desligados automaticamente sob determinados pressupostos, entre outros:
  • o veículo já efectuou a deslocação.
  • a porta do condutor é aberta.
  • o cinto de segurança do condutor é retirado.
  • o pedal do travão não é acionado.
  • O veículo está parado.
Neste caso a luz dos médios ligada é substituída pela luz de presença. Decorrido algum tempo ou se o veículo for trancado, a luz de presença é desligada.
ATENÇÃO!
  • Nunca deixe o motor ligado em recintos fechados - perigo de intoxicação!
  • O servo-freio e a direcção assistida só funcionam com o motor ligado. Com o motor desligado necessita de utilizar mais força para a direcção ou os travões. Como não pode conduzir e parar conforme está acostumado, pode haver acidentes e ferimentos graves.
Cuidado!
Evite os regimes elevados, não pise o pedal a fundo e evite cargas elevadas do motor, enquanto o motor não tiver atingido a sua temperatura de serviço -perigo de avaria no motor!
Nota sobre o impacte ambiental
Não aquecer o motor com o veículo parado. Arrancar imediatamente. Evitam-se assim emissões desnecessárias de gases tóxicos.
Nota
  • Depois do arranque do motor frio poderão ouvir-se transitoriamente ruídos de funcionamento mais fortes, dado ser necessária a formação de pressão de óleo na compensação hidráulica da folga das válvulas. Trata-se de um fenómeno normal e, por isso, inofensivo.
  • Se abandonar o veículo com a ignição ligada, esta desliga-se decorrido um certo período de tempo. Certifique-se de que consumidores, tais como a iluminação exterior são também desligados.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações. Para entrar em contato com o autor deste site, clique aqui.