Em caso de emergência, o motor pode ser posto a trabalhar com o auxílio da bateria de um outro veículo.
Se o motor não pegar por descarga da bateria do veículo, pode utilizar a bateria de outro veículo para pôr o motor a trabalhar. Para esse efeito é necessário dispor de um cabo auxiliar de arranque.
Ambas as baterias dos veículos têm de ter uma tensão nominal de 12 V. A capacidade (Ah) da bateria do veículo fornecedora de corrente não deverá ser muito inferior à capacidade da bateria do veículo descarregada.
Cabos auxiliares de arranque
Utilize apenas um cabo auxiliar de arranque com uma secção suficientemente grande. Respeitar as instruções do respetivo fabricante.
Utilize apenas cabos de arranque com pinças de ligação isoladas.
Cabo positivo - cor de referência: em geral vermelho.
Cabo negativo - cor de referência: em geral preto.
ATENÇÃO!
- A bateria descarregada de um veículo pode congelar já a temperaturas próximas dos 0 °C. É indispensável descongelar a bateria de um veículo antes de se ligar o cabo auxiliar de arranque - perigo de explosão e de causticação. Após o auxílio exterior ao arranque, dirija-se imediatamente a uma oficina especializada e mande verificar a bateria do veículo.
- Queira respeitar as recomendações relativas aos trabalhos no compartimento do motor ►Link.
Nota
- Não pode haver contacto entre os veículos, caso contrário, poderia haver fluxo de corrente assim que se ligassem os terminais positivos, descarregando desta forma a bateria do veículo prestador de auxílio.
- A bateria descarregada do veículo tem de ser devidamente ligada à rede de bordo.
- Desligar o telemóvel, se existir este equipamento, e se for o caso, respeite as instruções de utilização do aparelho que devem ser observadas nesta circunstância.