Os pneus e jantes novos têm de ser escolhidos com cuidado.
Montar nas 4 rodas unicamente pneus do mesmo tipo de construção, dimensão (perímetro) e, se possível, com o mesmo desenho.
Evite, se possível, a substituição individual dos pneus, procurando substituir, pelo menos, os pneus do mesmo eixo.
Não utilize nunca pneus, cujas dimensões ultrapassem as medidas dos pneus das marcas por nós aprovadas.
Informe-se na sua oficina especializada antes de comprar pneus ou jantes novos, no caso de pretender equipar o seu veículo com uma combinação diferente da que é adotada de fábrica.
Os pneus e as jantes são elementos de construção importantes. Os pneus e as jantes homologados pela Audi são rigorosamente ajustados ao respetivo modelo do veículo, contribuindo, assim, fundamentalmente para a sua estabilidade e para um comportamento seguro ATENÇÃO!.
As medidas das combinações de jantes/pneus a utilizar no seu veículo figuram na documentação do veículo (p. ex. o certificado CE de conformidade ou COC 1)). A documentação do veículo difere de país para país.
A identificação das referências dos pneus e o seu significado facilitam uma escolha correta. Nos flancos dos pneus pode-se encontrar, p. ex., a seguinte inscrição:
245/40 R 18 93 Y
Esta referência tem o seguinte significado:
245 |
Largura do pneu em mm |
40 |
Relação altura/largura em % |
R |
Letra de código de Radial |
18 |
Diâmetro da jante em polegadas |
93 |
Capacidade de carga - código |
Y |
Código de velocidade |
A data de fabrico está também indicada no flanco do pneu (eventualmente só no lado interior da roda:
DOT ... 2214 ...
significa por exemplo que o pneu foi produzido na 22.ª semana do ano 2014.
Ter, porém, em atenção que, mesmo com as mesmas medidas nominais dos pneus, p. ex. 245/40 R 18 93 Y, as medidas efetivas dos vários tipos de pneumáticos podem apresentar desvios em relação a esses valores nominais e os contornos dos pneus ser substancialmente diferentes. Se for necessária uma substituição deverá, por isso, certificar-se de que as medidas efetivas dos pneus não excedem as das marcas que foram por nós aprovadas.
Se não respeitar esta regra, há o perigo de se afetar o espaço de manobra construtivamente previsto. Devido ao atrito poderão ocorrer danos nos pneus, em peças do chassis e da carroçaria bem como nas tubagens, comprometendo seriamente a segurança do veículoATENÇÃO!. Além disso, no caso da medida nominal máxima a homologação do seu veículo pode ser anulada.
No caso de pneus aprovados pela Audi existe a certeza de que as suas medidas efetivas se ajustam ao seu veículo. Se pretender optar por outros tipos de pneus, deverá solicitar ao vendedor uma declaração que ateste que esse tipo de pneu é adequado ao modelo do seu veículo. Guarde essa declaração em lugar seguro.
Se tiver dúvidas sobre os pneus mais indicados para o seu veículo, consulte a sua oficina especializada.
Nos veículos com tração integral todas as 4 rodas têm de ser equipadas com pneus da mesma dimensão, tipo de construção, desenho do piso e marca, a fim de que o sistema de tração não seja danificado pela existência de permanentes diferenças de rotação. Pela mesma razão também só deve ser utilizada, em caso de avaria, uma roda sobresselente* com um pneu normal igual aos montados no veículo.
Se a roda sobresselente* for duma versão diferente das que estão montadas - por exemplo pneus de inverno ou pneus largos - só pode ser utilizada por pouco tempo e adotando uma condução cautelosa. Deverá ser substituída, o mais rapidamente possível, pela roda normal.
Recomendamos-lhe que confie todos os trabalhos a realizar nos pneus e nas jantes a um serviço de assistência técnica. Os concessionários dispõem das ferramentas especiais e das peças necessárias, possuem os conhecimentos técnicos necessários e estão ainda aptos a proceder à eliminação dos pneus velhos como resíduo.
- Certifique-se sempre de que os pneus que escolheu apresentam um espaço de manobra suficiente. Os pneus de substituição não podem ser selecionados exclusivamente pelas suas medidas nominais, pois podem apresentar grandes diferenças, apesar de terem medidas nominais idênticas. Um espaço de manobra insuficiente pode danificar os pneus ou o veículo, comprometendo, assim, a segurança do veículo - perigo de acidente! Além disso, a licença de circulação do seu veículo poderá perder a sua validade.
- Os pneus com mais de 6 anos só deverão ser utilizados em caso de emergência e se forem tomadas as devidas precauções na condução.
- Só os veículos equipados de fábrica com pneus com características de emergência podem utilizá-los. O veículo terá de dispor de um chassis configurado para o efeito e de um indicador de monitorização da pressão dos pneus de fábrica, que assinale uma eventual perda de pressão. Uma utilização não autorizada de pneus com características de emergência poderá dar origem a danos ou mesmo a acidentes no seu veículo. Certifique-se junto da sua oficina especializada ou num serviço de assistência técnica de que o seu veículo pode utilizar pneus com características de emergência. Se forem utilizados pneus com características de emergência, tem de se equipar as quatro rodas com estes pneus, não sendo permitida uma utilização mista!
- Se (mandar) montar posteriormente tampões, terá de assegurar uma passagem de ar suficiente para a refrigeração dos travões.
Nota sobre o impacto ambiental
Os pneus velhos têm de ser eliminados como resíduo de acordo com as prescrições.
Nota
- Os pneus com a referência « AO » ou « RO » são especialmente ajustados ao seu Audi. Recomendamos que sejam exclusivamente utilizados estes pneus, pois com uma utilização correta correspondem aos padrões mais elevados relativos à segurança e as características de circulação. A sua oficina especializada informá-lo-á com todo o gosto.
- Não utilizar nunca pneus usados, cujos « antecedentes » se desconhecem.
- Por razões de ordem técnica não se podem utilizar normalmente as jantes de outro veículo. Em certas condições esta restrição aplica-se inclusivamente às jantes de veículos do mesmo modelo.
1) COC = certificate of conformity