O sistema auxiliar de estacionamento, atrás, consiste de uma ajuda acústica no estacionamento.
No para-choques traseiro existem sensores. Quando estes identificam um obstáculo, o condutor é alertado através de sinais acústicos. O raio de ação dos sensores começa aproximadamente a:
traseiro |
de lado |
0,60 m |
ao centro |
1,60 m |
Quanto maior é a proximidade do obstáculo, tanto mais reduzido é o intervalo de tempo entre os sinais acústicos. É ouvido um sinal acústico contínuo a uma distância de aproximadamente 0,30 m. Não recue mais!
Se a distância até ao obstáculo se mantiver constante, o volume do aviso de distância é gradualmente reduzido ao fim de cerca de 4 segundos (não se aplica no caso de um sinal contínuo).
O sistema auxiliar de estacionamento é ativado automaticamente quando se engata a marcha-atrás. É ouvido um breve sinal acústico de confirmação.
- O sistema auxiliar de estacionamento não substitui a atenção do condutor. A responsabilidade pelo estacionamento e por outras manobras cabe ao condutor.
- Os sensores têm ângulos mortos, em que os objetos não podem ser detetados. Deve-se prestar especial atenção às crianças pequenas e aos animais, uma vez que estes nem sempre são identificados pelos sensores - perigo de acidente!
- Procurar controlar sempre visualmente a zona periférica do veículo – também com a ajuda dos espelhos retrovisores.
Cuidado!
Os obstáculos de altura reduzida já assinalados através de um sinal de aviso podem desaparecer da zona de medição do sistema, com a aproximação, e deixarem, por isso, de ser assinalados. Outros obstáculos, como correntes de vedação, a lança de um reboque, postes verticais finos pintados ou cercas nem sempre são registados pelo sistema – perigo de danos.