A regulação do veículo em cada um dos modos depende do equipamento. Em qualquer caso, o motor, a caixa de velocidades automática*, a direção e o ar condicionado automático são também responsáveis.
Motor e caixa de velocidades automática*
O motor e a caixa de velocidades automática reagem consoante o modo de forma mais espontânea ou mais equilibrada aos movimentos do acelerador. No modo desportivo dynamic os pontos de mudança são definidos em regimes mais altos. No modo efficiency*, pelo contrário, os pontos de mudança (caixa de velocidades automática) são definidos em regimes mais baixos. Deste modo, o consumo de combustível pode ser reduzido.
Direção
A direção pode ser ajustada em termos do auxílio que é necessário fornecer. Em percursos longos por autoestrada é especialmente adequada uma direção leve indireta, como a do modo comfort. No modo dinâmico, a direção é desportiva e direta.
Nos veículos com direção dinâmica* aplica-se ainda o seguinte: Para manter o esforço de direção ótimo para o condutor, a transmissão na direção é alterada em função da velocidade de marcha. Assim, a velocidades mais altas, ajusta-se uma menor sensibilidade da direção, com o objetivo de melhorar o controlo do veículo. Em velocidades baixas a direção é mais direta, para p.ex. manter o esforço da direção o mais baixo possível para o condutor durante as manobras. Além disso a direção dinâmica* proporciona uma direção mais ágil, a baixas a médias velocidades de cruzeiro.
Regulação dos amortecedores*
A regulação dos amortecedores* regista, através de sensores, informações sobre os movimentos da direção, intervenções de travagem e de aceleração do condutor, bem como sobre o tipo do piso, a velocidade de cruzeiro e a carga do veículo. Dessa forma pode ser adaptada uma adaptação do amortecimento à situação de marcha quase em tempo real. Com o drive select, é possível regular os amortecedores para uma condução mais desportiva (dynamic), uma condução orientada para o conforto (comfort) ou uma condução equilibrada (auto).
Som do motor*
O som do motor adapta-se ao modo respetivo de cultivado até desportivo.
Diferencial desportivo*
Fazendo parte da tração integral (quattro) Link, o diferencial desportivo* reparte as forças de tração pelo eixo traseiro, em função da situação. A repartição das forças varia, conforme o modo selecionado, entre equilibrada (comfort) a desportiva (dynamic). Obtém-se assim um elevado nível de agilidade e capacidade de aceleração nas curvas. O veículo responde muito bem aos movimentos da direção.
Ar condicionado
O ar condicionado automático funciona no modo efficiency* de forma particularmente económica.
Sistema de controlo da velocidade *
O comportamento em aceleração funciona no modo efficiency* de forma particularmente económica.
Adaptive cruise control*
O comportamento de aceleração pode ser selecionado, consoante o modo drive select, de confortável a desportivo. O adaptive cruise control reage ainda, de forma equilibrada ou espontânea, ao comportamento de condução do veículo de circula em frente. No modo efficiency* opta-se por um modo económico.
Nota
- Em certas versões do modelo a velocidade máxima do veículo só é atingida nos modos auto e dynamic.
- Através da seleção do modo dynamic é automaticamente selecionada a posição da caixa S e no modo efficiency* a posição da caixa E.
- Nos veículos com direção dinâmica* ouve-se um ruído, quando se arranca ou se pára o motor. Isso não é razão para inquietações.
-
Ter em atenção que na circulação com reboque
- o modo efficiency* não está disponível,
- o diferencial desportivo* está regulado no modo "dynamic", não desportivo, mas ágil.