O sistema de aviso da velocidade ajuda o condutor a manter-se aquém de uma determinada velocidade máxima.
O sistema de aviso da velocidade alerta o condutor, quando ele ultrapassa uma velocidade máxima programada anteriormente. Assim que a velocidade ultrapassa o valor em cerca de 3 km/h, ouve-se um sinal de advertência. Simultaneamente aparece no visor uma luz de controlo. Nalguns modelos o símbolo pode diferir do visualizado.
O sistema de aviso da velocidade tem um ou dois* níveis de aviso, que funcionam independentemente um do outro e que têm funções algo diferentes:
Limite de advertência 1
No limite de advertência 1 a velocidade máxima pode ser regulada em andamento. A memorização é válida até desligar a ignição, se entretanto não for alterada ou apagada.
A luz de controlo da velocidade do limite de aviso 1 aparece ao ultrapassar a velocidade máxima memorizada. Apaga-se de novo, quando a velocidade é reduzida a um valor inferior à velocidade máxima memorizada.
A luz de controlo também se apaga, quando a velocidade for aumentada durante pelo menos 10 segundos em aprox. 40 km/h acima da velocidade máxima memorizada. A velocidade máxima memorizada é, desse modo, apagada.
Colocar limite de advertência 1 Link.
Limite de advertência 2 *
Aconselha-se a programação do limite de advertência 2, quando pretender fundamentalmente ser lembrado de uma determinada velocidade máxima. Pode acontecer, p. ex. na condução num país estrangeiro, com limitação de velocidade geral ou quando circula com pneus de inverno montados e não se pode ultrapassar uma determinada velocidade.
A luz de controlo da velocidade do limite de aviso 2 aparece no visor quando se ultrapassa a velocidade máxima memorizada. Ao contrário do limite de advertência 1, só se apaga, se a velocidade voltar a ser reduzida abaixo da velocidade máxima memorizada.
Colocar limite de advertência 2 Link.
Nota
Independentemente do sistema de aviso da velocidade, deve-se controlar a velocidade máxima permitida pelo código, através do velocímetro.