|
Uma postura correta do condutor no banco é importante para uma condução segura.
No interesse da sua segurança e para reduzir o risco de lesões em caso de acidente, recomendamos que o condutor proceda aos seguintes ajustes:
Regular o banco do condutor e o volante de modo a assegurar uma distância mínima de 25 cm entre o esterno e o centro do volante
fig. 256►.
Regule o banco do condutor em altura e no sentido longitudinal, de modo a permitir que todos os pedais sejam pisados até ao fundo, com as pernas ligeiramente fletidas
►.
Colocar o encosto do banco numa posição ereta, de modo a que as costas fiquem totalmente assentes no encosto.
Regule a posição longitudinal do volante de modo a que os braços fiquem ligeiramente fletidos e o painel de instrumentos fique bem visível.
Certifique-se de que chega ao ponto mais alto do volante.
(Válido para: apoios de cabeça reguláveis: ) Ajuste os apoios de cabeça, de modo a que o rebordo superior do apoio fique, tanto quanto possível, alinhado com o alto da sua cabeça. Se isso não for possível, tentar chegar próximo dessa posição.
(Válido para: apoios de cabeça reguláveis na longitudinal: ) Desloque o apoio de cabeça para o mais próximo possível da nuca.
Colocar o cinto de segurança corretamente ligação►.
Deixar sempre os pés colocados no espaço que lhes é destinado, a fim de manter o veículo permanentemente sob controlo.
Regulação do banco do condutor ligação►.
Um condutor que não assuma uma postura correta no banco ou não tenha colocado o cinto de segurança pode sofrer lesões fatais em caso de detonação do airbag.
- Regular o banco do condutor e o volante de modo a assegurar uma distância mínima de 25 cm entre o esterno e o centro do volante fig. 256►.
- Segurar o volante em andamento, mantendo as mãos no aro exterior (na posição das 9 e das 3 horas). Reduzir-se-á assim o risco de lesões em caso de disparo do airbag do condutor.
- Não segure nunca o volante na posição das 12 horas e noutro ponto diferente (p. ex. no centro do volante). Se o fizer, poderá sofrer lesões nos braços, nas mãos e na cabeça em caso de detonação do airbag do condutor.
- Para reduzir o risco de lesões para o condutor numa travagem brusca ou num acidente, não conduza nunca com o encosto excessivamente reclinado para trás! A eficácia máxima de proteção do sistema de airbag e dos cintos de segurança só se obtém se o encosto do banco estiver colocado na vertical e se o condutor tiver colocado corretamente o cinto de segurança. Quanto mais reclinado um encosto estiver, tanto maior será o risco de lesões devido a uma posição do cinto de segurança ou uma postura no assento incorretas.
- regule o encosto de cabeça corretamente, para obter um efeito de proteção ideal.