|
Válido para: Veículos com Audi adaptive cruise control
As zonas dos sensores de radar e de ultrassons bem como da câmara de vídeo
fig. 123► não podem ficar tapadas com autocolantes, sedimentos ou outro tipo de substâncias, dado que podem prejudicar o funcionamento do adaptive cruise control. Instruções sobre a limpeza ligação►. O mesmo aplica-se a alterações técnicas na zona dianteira.
Em algumas situações de marcha o adaptive cruise control funciona com restrições.
- Os veículos só podem ser detetados, se estiverem dentro do raio de atuação dos sensores fig. ►.
- Os veículos que circulam à frente, que circulam em vias desencontradas ou que se atravessam à frente do próprio veículo só são identificados pelo sistema com algumas limitações.
- Os veículos de difícil identificação, p. ex. os veículos de duas rodas que circulam à frente, veículos com uma grande altura ao solo ou com carga saliente, não são muitas vezes identificados ou só o são tardiamente.
- Na condução em curvas ligação►.
- com veículos parados ligação►.
Com o adaptive cruise control ativado preste sempre atenção ao comportamento do trânsito. A responsabilidade pelo início da marcha, pela própria velocidade e pela distância do próprio veículo em relação aos outros cabe sempre ao condutor. O adaptive cruise control é um sistema de apoio. Para evitar uma colisão, o condutor tem de intervir sempre pessoalmente. Cabe sempre ao condutor a responsabilidade por uma travagem atempada.
- Por razões de segurança, não se pode utilizar o adaptive cruise control, em pisos adversos e/ou com más condições atmosféricas (como p. ex. estrada escorregadia, nevoeiro, gravilha, chuva intensa e aquaplaning) – perigo de acidente!
- Desligue temporariamente o adaptive cruise control ao conduzir em faixas de saída da estrada, autoestradas (exceção: a regulação preditiva está ligada) ou em zonas de obras. Evita-se assim que o veículo acelere até à velocidade programada, também nestas situações.
- O adaptive cruise control não trava automaticamente, quando se assenta o pé no pedal do acelerador. Esta pressão pode sobrepor-se ao controlo da velocidade e da distância.
- Numa aproximação a obstáculos fixos como, p. ex. a cauda de um engarrafamento, o adaptive cruise reage só com funcionalidade restringida.
- O adaptive cruise control não reage a pessoas, animais, nem a veículos que se atravessam ou avançam em sentido contrário.
- Os objetos refletores, como p. ex. barreiras de proteção ou a entrada num túnel, a forte precipitação e a formação de gelo podem afetar o funcionamento dos sensores do radar.
CUIDADO
Os sensores podem ser desajustados devido a embates ou danos nos para-choques, nas cavas das rodas e na substrutura. Tal poderá afetar o adaptive cruise control. Mandar verificar a sua operacionalidade num serviço de assistência técnica.