Manual de instruções Versão Audi A5 do ano 2016
Audi A5 Arranque e marcha Condução
Fig. 113Consola central: Travão de estacionamento e assistente de arranque*
Fig. 113Consola central: Travão de estacionamento e assistente de arranque*
O veículo está equipado com um travão de estacionamento eletromecânico -1- Fig. 113. Basicamente o travão de estacionamento serve para evitar que o veículo se desloque involuntariamente, substituindo, assim, o travão de mão.
Fechar/soltar manualmente o travão de estacionamento
Para ativar o travão de estacionamento, puxar o botão . O LED no botão acende-se. Adicionalmente, acende-se a luz de controlo ou no visor do painel de instrumentos.
Para soltar o travão de estacionamento manualmente, carregue no pedal do travão ou do acelerador, com a ignição ligada, e prima simultaneamente o botão . O LED no botão e a luz de controlo no mostrador apagam-se.
Soltar o travão de estacionamento automaticamente
Condição: A porta do condutor está fechada e a luz de controlo acende-se no painel de instrumentos.
Para arrancar e soltar o travão de estacionamento automaticamente, acelere como habitualmente.
Se a luz de controlo se acender no painel de instrumentos, não estão reunidas as condições para a libertação automática do travão de estacionamento. Liberte o travão de estacionamento manualmente.
Para além de o travão de estacionamento se soltar automaticamente, encontram-se à sua disposição outras funções de conforto e segurança ao arrancar ligação.
Evitar a libertação automática do travão de estacionamento
Dependendo da descida ou no caso de circulação com reboque, pode acontecer que o veículo comece a deslocar-se.
Para evitar a libertação automática do travão de estacionamento, mantenha o botão puxado e acelere. O travão de estacionamento permanece fechado e com isso evita o descair.
Pode-se voltar a soltar o botão assim que verificar que foi gerada uma força de tração suficiente nas rodas através da aceleração.
Função de travagem de emergência
Pode utilizar a função de travagem de emergência em caso de emergência ou se o acionamento normal do travão tiver falhado ou estiver bloqueado.
Puxe o botão e mantenha-o puxado.
Assim que se solta o botão ou se acelera mais, a travagem é interrompida.
Se, com o veículo em movimento, o botão for puxado e assim mantido, é acionada a função de travagem e emergência. O veículo é desacelerado por meio da ativação do sistema hidráulico dos travões nas quatro rodas. A capacidade de travagem é semelhante a uma travagem a fundo !
A fim de que a função de travagem de emergência não seja involuntariamente desencadeada, ouve-se um sinal de aviso acústico, quando se puxa o botão . Assim que se solta o botão ou se aumenta a aceleração, a travagem de emergência é interrompida.
Estacionar
Para manter o veículo ligado, pisar o pedal do travão.
Para ativar o travão de estacionamento, puxar o botão .
(Válido para: caixa de velocidades automática: ) Selecione a posição P da caixa de velocidades.
Desligue o motor .
(Válido para: caixa de velocidades manual: ) engate a 1.ª velocidade.
Em subidas ou descidas, rode o volante de forma a que o veículo role contra o bordo do lancil, caso este descaia.
ATENÇÃO
  • Se, com o veículo parado e o motor a trabalhar, estiver engatada uma mudança ou uma posição de marcha (caixa de velocidades automática), não pode haver de forma alguma um descuido e acelerar-se ou soltar-se a embraiagem. Caso contrário, o veículo entra imediatamente em movimento – perigo de acidente!
  • A função de travagem de emergência só deve ser desencadeada numa emergência, se o travão do pé tiver falhado ou o pedal do travão do pé estiver bloqueado. Numa travagem de emergência com o travão de estacionamento, o veículo é travado como numa travagem a fundo. Os limites pré-definidos pelas leis da física não podem ser desativados nem mesmo pelo ESC e os seus componentes integrados (ABS, ASR, EDS). Em curvas e em más condições da estrada ou climatéricas, uma travagem a fundo pode provocar a saída do veículo da sua trajetória ou uma derrapagem – perigo de acidente!
  • Em caso de falha da alimentação de corrente, já não é possível fechar um travão de estacionamento aberto. Neste caso, coloque o veículo apenas sobre uma base horizontal e proteja-o, engatando a 1.ª velocidade (caixa de velocidades manual) ou engatando a posição P (caixa de velocidades automática). Recorra a um serviço de assistência técnica.
  • Mesmo que só se afaste momentaneamente do seu veículo, leve sempre consigo da chave do veículo. Esta recomendação aplica-se particularmente quando ficam crianças dentro do veículo. As crianças poderiam ligar o motor, libertar o travão de estacionamento ou acionar equipamentos elétricos (p. ex., os comandos dos vidros elétricos) – perigo de acidente!
  • Não deverá deixar-se pessoas num veículo fechado – especialmente crianças. As portas trancadas dificultam aos socorristas, em casos de emergência, o acesso ao interior do veículo - perigo de vida!
Aviso
Válido para: veículos com caixa de velocidades automática
Se ao parar num semáforo ou o veículo tiver que ser imobilizado no trânsito urbano, pode fechar o travão de estacionamento manualmente ou ativar o assistente de arranque*. O veículo não tem de ser imobilizado com o pedal do travão, porque o travão suprime a tendência de movimentação com uma posição de marcha engatada. Assim que acelerar como de costume, o travão de estacionamento solta-se automaticamente e o veículo começa a andar ligação.
Aviso
  • Eventuais ruídos ao abrir ou fechar o travão de estacionamento são normais e não devem ser razão para inquietações.
  • Em períodos regulares o travão de estacionamento efetua um ciclo de verificações quando o veículo está estacionado. Os ruídos que aparecem nessa altura são normais.
  • Em caso de falha da alimentação de corrente, já não é possível abrir um travão de estacionamento fechado, nem fechar um travão de estacionamento aberto . Recorra a um serviço de assistência técnica.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações. Para entrar em contato com o autor deste site, clique aqui.