Manual de instruções Versão Audi A5 do ano 2014
 Audi A5 2014   Manutenção e cuidados  Conservar e limpar
Quanto mais tempo as deposições permanecerem aderidas no veículo, maior poderá ser o dano na superfície. As temperaturas elevadas, p. ex. devido a exposição ao sol aumentam o efeito de desgaste.
Antes da lavagem, limpe a sujidade maior com bastante água.
Remova a sujidade incrustada, como por ex., os detritos das aves ou a resina das árvores da melhor forma com água abundante e um pano de microfibra.
No final do período de aplicação de sais antigelo, lave a parte inferior do seu automóvel.
Sistema de limpeza por alta pressão
Na lavagem do veículo com um sistema de alta pressão respeite escrupulosamente as instruções de utilização do equipamento. Esta condição aplica-se, em especial, à pressão e à distância do jato. Não direcione o jato de limpeza diretamente para as juntas dos vidros laterais, portas, tampas ou teto de abrir*, nem para os pneus, tubagens de borracha, material insonorizante, sensores* ou lentes da câmara*. Mantenha uma distância de, pelo menos, 40 cm.
Remover a neve e o gelo com um sistema de limpeza de alta pressão.
Não utilizar de modo algum agulhetas de jato redondo ou fresas de sujidade.
A água não pode estar mais quente do que 60 ºC.
Instalações de lavagem automática
Antes da lavagem, pulverize o veículo.
Certifique-se de que as janelas e o tejadilho* estão fechados e que o limpa para-brisas está desligado. Observe as indicações da empresa de lavagem, em especial se o seu veículo estiver equipado com componentes exteriores.
Prefira sistemas de lavagem sem escovagem.
Lavar à mão
Lavar o veículo de cima para baixo com uma esponja ou uma escova adequada. Utilizar produtos de limpeza sem solventes.
Lavar manualmente veículos com pintura mate
Para não danificar a pintura ao lavar, primeiro liberte o veículo de poeiras e de sujidade granulosa. Os insetos, manchas de gordura e impressões digitais limpam-se melhor com um detergente especial para pinturas mate.
Aplique o produto com um pano de micro-fibras . Para não danificar a superfície da pintura, evite exercer pressão excessiva.
Enxague o veículo abundantemente com água. Em seguida, lave com um champô neutro e um pano de micro fibras macio.
Enxague novamente o veículo com muita água e deixe-o secar em seguida ao ar. Remova eventuais resíduos de água com um pano de cabedal.
ATENÇÃO!
  • Lave o veículo apenas com a ignição desligada ou segundo as indicações da empresa de lavagem – perigo de acidente!
  • Se lavar o piso inferior ou a parte interior das cavas da roda, proteja-se das peças metálicas pontiagudas – perigo de lesões por corte!
  • Depois da limpeza, a ação dos travões pode ser retardada, se os discos de travão ou as pastilhas de travão estiverem húmidos ou congelados no inverno - perigo de acidente! Convém secar primeiro os travões através do efeito de fricção.
Cuidado!
  • Se lavar o veículo numa instalação de lavagens automáticas, deve recolher os espelhos exteriores, para evitar danos. Os espelhos exteriores com função de recolha elétrica* só podem ser manuseados através do sistema elétrico!
  • O veículo não deve ser lavado sob um sol intenso – perigo de danos na pintura!
  • Não utilizar esponjas de remoção de insetos, esponjas de cozinha ásperas ou outros materiais afins – perigo de danos na superfície!
  • Peças do veículo com pintura mate:
    • Não utilize produtos de polimento ou cera dura - perigo de danificar a superfície!
    • Nunca utilize programas de lavagem com cera para conservação. Tal poderá inutilizar o efeito da pintura com acabamento mate.
    • Não coloque autocolantes ou plaquetas com íman nas partes do veículo pintadas com acabamento mate, dado que ao retirá-las podem ocorrer danos na pintura.
Nota sobre o impacto ambiental
Lavar sempre o veículo num local especialmente destinado a esse efeito. Evitar-se-á assim que entre água com resíduos de óleo na rede esgotos.

Todas as imagens, logotipos e textos são propriedade da Audi ©. Este site não tem relacionamento com a empresa Volkswagen - Audi nem nenhuma de suas subsidiárias no mundo. Mais informações. Para entrar em contato com o autor deste site, clique aqui.