|
Coloque o macaco* (ferramenta de bordo) sobre uma base firme. Utilizar, se necessário, uma base de apoio ampla e estável. Se o piso for escorregadio como, p. ex., revestido a ladrilho, deverá utilizar uma base antiderrapante (p. ex., um tapete de borracha) ►.
Procure a marca (abaulamento ou ressalto) na embaladeira, mais próxima da roda que pretende desmontar Fig. 329►. A seguir à marca situa-se na longarina inferior o ponto de encaixe do macaco do veículo*.
Rode o macaco* por baixo do ponto de receção na longarina inferior, subindo-o, até o encaixe de receção -A- Fig. 330► ficar colocado por baixo do ponto de receção previsto para o efeito.
Ajuste o macaco* de modo a que o respetivo espigão -A- se insira no ponto de receção previsto para o efeito na longarina inferior e a base móvel -B- assente de forma plana no chão. A placa de base -B- terá de ficar colocada verticalmente por baixo do ponto de encaixe -A-.
Continuar a subir o macaco*, até a roda deixar de tocar no chão.
- Certifique-se de que o macaco* está estável. Nas situações em que o piso seja liso/mole o macaco* pode escorregar/abater!
- Levante o seu veículo só com o macaco* fornecido de fábrica. O seu veículo pode escorregar com a utilização de macacos de outros veículos - perigo de lesão!
- Coloque o macaco* apenas nos pontos de encaixe previstos para o efeito na longarina inferior e alinhe-o. Caso contrário, o macaco* pode resvalar do veículo, se faltar o necessário suporte – perigo de lesões!
- Devido a alterações de carga, a altura do veículo estacionado pode alterar-se.
- Não ligue nunca o motor com o veículo levantado - perigo de acidente!
- Se houver necessidade de efetuar trabalhos debaixo do carro, ele terá de estar seguramente amparado por rampas de apoio - perigo de lesões!