Para reduzir o risco de lesões em caso de acidente, as crianças só podem ser transportadas em cadeiras de criança!
Na montagem e utilização de cadeiras de criança prestar atenção às informações neste Manual de Instruções. Além disso, têm de ser respeitadas as disposições legais e as instruções do fabricante da cadeira de criança.
Por razões de segurança, recomendamos que instale as cadeiras de criança no banco traseiro. Utilize uma cadeira de criança no banco do passageiro apenas em situações de exceção.
Para evitar ferimentos graves ou fatais, as crianças têm de ser sempre transportadas em cadeiras adequadas à sua idade, peso e estatura.
- As crianças com menos de 1,50 m de altura ou com idade inferior a 12 anos não podem ser transportadas sem uma cadeira de crianças adequada. Respeitar eventuais diferenças na legislação do respetivo país.
- Em caso algum se devem transportar crianças, mesmo que sejam bebés - ao colo de um adulto.
- Em cada cadeira só pode ser instalada uma única criança.
- Não deixe nunca uma criança sozinha, instalada numa cadeira de criança.
- Não consinta que o seu filho viaje sem a devida proteção, nem que fique de pé ou ajoelhado no banco. Em caso de acidente poderá ser arremessado violentamente no interior do veículo e sofrer ele próprio ou provocar noutros ocupantes lesões graves.
- Para assegurar o máximo efeito de proteção da cadeira de criança é muito importante a correta colocação da faixa do cinto de segurança ligação►. É indispensável que sejam respeitadas as indicações do fabricante da cadeira de criança, relativamente à correta colocação do cinto. Um cinto de segurança incorretamente colocado pode provocar lesões, mesmo em acidentes ligeiros.
- Crianças em cadeiras de crianças viradas para trás no compartimento traseiro: Remova os objetos que estejam fixados no encosto do banco dianteiro, p. ex., sistemas de entretenimento – perigo de ferimentos!
- Certifique-se de que existe espaço suficiente à frente da criança na cadeira de criança. Se necessário, adapte o banco à frente da cadeira de criança em termos de inclinação e no sentido longitudinal.
- Se as crianças assumirem em andamento uma postura incorreta no assento, ficam expostas, em caso de travagem súbita ou de um acidente, a um risco de lesões acrescido. Isto aplica-se particularmente a crianças transportadas no banco do passageiro, quando o airbag é detonado num acidente. Esta postura errada poderá dar origem a lesões muito graves ou mesmo fatais.
- Desloque o banco do passageiro o mais para trás possível, se utilizar uma cadeira de criança nesse banco em que a criança está sentada no sentido de marcha.
- Uma cadeira de criança em que esta fique com as costas viradas para o sentido de marcha, situa-se na zona de expansão do airbag do passageiro. Assim, há o risco de ferimentos graves ou fatais na criança em caso de disparo do airbag.
- (Válido para: veículos sem airbag do passageiro desativável: ) No banco do passageiro, não podem ser utilizadas cadeiras de criança, em que esta fique com as costas viradas para o sentido de marcha.
- (Válido para: veículos com interruptor com chave para airbag do passageiro desativável: ) Com o airbag do passageiro ativo, não podem ser utilizadas no banco do passageiro cadeiras de criança, em que estas viajem de costas para o sentido da marcha. Se, excecionalmente, for necessário utilizar uma cadeira de crianças virada para trás no banco do passageiro, o airbag do passageiro tem de ser desativado previamente com o interruptor de chave* ligação►. Assim que a cadeira de criança deixe de ser utilizada, o airbag do passageiro terá ser reativado por meio do interruptor de chave*.
- Depois de um acidente, substitua a cadeira de criança, uma vez que podem existir danos não visíveis.