A condução com reboque exige cautelas especiais.
Velocidade
Com um reboque, não se desloque a uma velocidade superior a 80 km/h. Se o reboque estiver equipado com um estabilizador, poderá circular no máximo a 100 km/h. Respeitar adicionalmente a legislação específica do respetivo país.
Ao aumentar a velocidade, a estabilidade direcional do conjunto veículo-reboque diminui. Quando as condições do piso, do clima e do vento são desfavoráveis, não se deve, por isso, circular à velocidade máxima permitida. Este preceito aplica-se em especial nas descidas acentuadas.
Em qualquer caso, dever-se-á reduzir imediatamente a velocidade, assim que se registar o menor movimento oscilatório do reboque. Não tente nunca «endireitar» o reboque através da aceleração.
Com o veículo vazio e o reboque carregado, a distribuição do peso é especialmente desvantajosa. Se esta situação for, porém, inevitável, conduza a uma velocidade moderada.
Travões
Trave a tempo! Antes das descidas, engate uma mudança mais baixa, a fim de aproveitar a capacidade de travagem do motor ►.
Ao utilizar um reboque com travão de inércia, trave primeiro suavemente e depois com força. Deste modo os esticões provocados pelo bloqueio das rodas do reboque.
Temperatura do líquido de refrigeração
Preste atenção ao indicador da temperatura do líquido de refrigeração do motor, sobretudo a temperaturas exteriores elevadas e em subidas de maior distância ligação►. Engrene atempadamente uma mudança mais elevada.
Programa Eletrónico de Estabilidade (ESC)
O ESC – em especial com estabilizador do veículo com reboque ligação► – facilita a estabilização de um reboque em derrapagem ou com movimentos oscilatórios. Por isso, mantenha o ESC sempre ligado.