Válido para: veículos com propulsão híbrida plug-in
Informações gerais
A propulsão híbrida plug-in é um conceito de propulsão que lhe permite optar entre os modos de acionamento elétrico e de combustão, ou combiná-los.
Todos os trabalhos no sistema de alta tensão só podem ser executados por técnicos de alta tensão e oficinas especializadas, de acordo com as linhas de orientação da Audi.
O sistema de alta tensão é composto pelos seguintes componentes de alta tensão: a bateria de alta tensão, o sistema eletrónico de potência, o motor elétrico, o compressor do ar condicionado de alta tensão, o aparelho de aquecimento de alta tensão, o sistema de carregamento e o terminal de carga, bem como a cablagem laranja de alta tensão.
O designado pedal de condução neste capítulo do Manual de Instruções corresponde ao pedal do acelerador de um veículo vulgar.
Bateria de alta tensão
A bateria de alta tensão encontra-se no piso inferior do veículo, antes do eixo traseiro, e não necessita de que o condutor realize quaisquer trabalhos de manutenção. Encontrará mais informações sobre a bateria de alta tensão em ligação►.
ATENÇÃO
A tensão do sistema de alta tensão pode ser fatal! Ao tocar em componentes de alta tensão danificados, pode provocar um choque elétrico fatal. Os componentes do sistema de alta tensão estão identificados com um autocolante de aviso, que adverte para a alta tensão.
- A tensão no sistema de alta tensão continua a apresentar perigo de vida mesmo com a ignição desligada!
- Nunca realize trabalhos nos cabos de alta tensão laranja nem nos componentes de alta tensão. Os trabalhos no sistema de alta tensão só podem ser executados por oficinas especializadas credenciadas para o efeito.
- Nunca danifique, altere, desmonte nem separe os cabos de alta tensão laranja.
- Nunca utilize ferramentas cortantes, de deformação ou com arestas vivas para realizar trabalhos na proximidade de componentes e cabos de alta tensão.
- Em todos os trabalhos a realizar no sistema e nos componentes de alta tensão, deve respeitar as linhas de orientação da Audi.
- Nos trabalhos a realizar no sistema de alta tensão e nos componentes de alta tensão, manter a chave com telecomando suficientemente afastada do veículo, para que não exista perigo de a ignição se ligar inadvertidamente.
- Os gases que saem da bateria de alta tensão, podem ser tóxicos ou inflamáveis.
- Os danos na bateria de alta tensão podem provocar, de imediato ou posteriormente, uma fuga na bateria de alta tensão, e podem ser libertados gases tóxicos ou inflamáveis. Não inale os gases do produto!
- Não se exponha a líquidos derramados pela bateria de alta tensão e não toque na mesma.
- O líquido eletrolítico da bateria de alta tensão é corrosivo. Em caso de contacto da pele com o líquido eletrolítico, lave a zona afetada durante, pelo menos, 15 minutos com água limpa. Em seguida, lave a zona afetada com sabão. Consulte um médico.
- No caso de uma emergência técnica, informe os ajudantes de que o veículo está equipado com uma bateria de alta tensão.
Durante o funcionamento elétrico, o veículo produz significativamente menos ruído quando está parado, a circular e a funcionar do que quando o motor de combustão está a funcionar. Por este motivo, os outros utentes da estrada, como os peões e as crianças, poderão não se aperceber do veículo ou ouvi-lo muito dificilmente. Tal pode provocar acidentes e ferimentos, p. ex., em zonas com pouco trânsito, manobras ou ao efetuar marcha-atrás.
Nunca parar o veículo em prontidão de marcha ligação►, com a posição de marcha engatada, sem vigilância. O veículo poderá movimentar-se («deslizar»), mesmo se o motor de combustão estiver desligado, dado que o motor elétrico continua a funcionar. Tal pode causar acidentes e ferimentos graves ou fatais. Se o veículo for colocado em prontidão de marcha, surge por breves instantes a mensagem de estado e-tron READY no visor do painel de instrumentos e o ponteiro do potenciómetro encontra-se em READY ligação►.
- Certifique-se de que, ao abandonar o veículo, a alavanca seletora está na posição P e que a ignição está desligada.
CUIDADO
- No caso de um forte impacto com o piso inferior do veículo, o sistema de alta tensão pode danificar-se. Dirija-se imediatamente a uma oficina especializada e mande verificar o veículo.
- A propulsão elétrica pode ficar muito quente durante o funcionamento. Não imobilize o veículo se se encontrarem resíduos de óleo, combustível ou de outras substâncias inflamáveis por baixo ou junto do veículo.