O veículo pode ser trancado e destrancado centralmente. Existem as seguintes possibilidades:
- chave com telecomando por sinal de rádio ligação►, ou
- Sensor nos puxadores das portas dianteiras* ligação►, ou
- canhão da fechadura na porta do condutor ligação►, ou
- interruptor do fecho centralizado interior ligação►.
Indicadores de direção
Na destrancagem os indicadores de direção piscam duas vezes, na trancagem uma vez.
Se os indicadores de direção não piscarem, é porque, p. ex., a ignição ainda está ligada, uma das portas, a tampa da bagageira ou a tampa do compartimento do motor não estão fechadas.
A função Auto Lock tranca a partir de uma velocidade de aprox. 15 km/h todas as portas e a tampa da mala.
O veículo volta a ser destrancado, se a chave for retirada da ignição, a função de abertura for acionada no interruptor do fecho centralizado ou for acionado um dos manípulos das portas. A função Auto Lock pode ser ligada/desligada no Infotainment ligação►.
Em caso de acidente com detonação de airbags, as portas são automaticamente destrancadas, de forma a facilitar o acesso dos socorristas ao interior do veículo.
Destrancagem seletiva das portas
Quando se fecha, as portas e a tampa da bagageira são trancadas. Se ao abrir, se pretender destrancar apenas a porta do condutor ou a totalidade do veículo, pode ser feita essa definição no Infotainment ligação►.
Trancar interior indesejado
Tranque o veículo apenas quando todas as portas e a tampa da bagageira estiverem fechadas e a chave com comando não se encontrar dentro do veículo. Dessa forma evita um trancar interior não desejado.
Nos casos seguintes é evitado, que tranque a sua chave com telecomando no veículo:
- Com a porta do condutor aberta, o veículo não pode ser trancado premindo o botão na chave com comando ou tocando no sensor de bloqueio* numa das portas.
- Se a última chave de conforto* utilizada estiver dentro da bagageira, a tampa da bagageira volta a ser automaticamente destrancada, depois de ser fechada.
- Se a chave de conforto* por último utilizada for detetada no veículo, não é possível trancar o veículo por fora.
- Mesmo que só se afaste momentaneamente do veículo, retire sempre a chave da ignição. Esta recomendação aplica-se particularmente quando ficam crianças dentro do veículo. As crianças poderiam ligar o motor ou acionar equipamentos elétricos (p. ex. os comandos dos vidros) - perigo de acidente!
- As portas trancadas dificultam aos socorristas, em casos de emergência, o acesso ao interior do veículo - perigo de vida! Nunca deixe uma pessoa - principalmente crianças - no veículo.
Aviso
- Nunca deixe objetos de valor sem serem vigiadas no veículo. O veículo mesmo fechado não é um cofre!
- Ao trancar o veículo, o LED no parapeito da porta do condutor pisca. Se o LED se acender por, aprox., 30 segundos, depois do trancamento, significa que existe uma avaria de funcionamento no fecho centralizado. Mande reparar a avaria por uma oficina especializada.