Em caso de emergência, o motor pode ser posto a trabalhar com o auxílio da bateria de um outro veículo.
Propulsão híbrida plug-in*:
os pontos de ligação para o cabo auxiliar de arranque divergem ligação►
.
Se o motor não pegar por descarga da bateria do veículo, pode utilizar a bateria de outro veículo para pôr o motor a trabalhar. Para esse efeito é necessário dispor de um cabo auxiliar de arranque.
Ambas as baterias do veículo deverão ter uma tensão nominal de 12 Volt. A capacidade (Ah) da bateria do veículo fornecedora de corrente não deverá ser muito inferior à da bateria do veículo descarregada.
Cabos auxiliares de arranque
Utilize só um cabo auxiliar de arranque com uma secção suficientemente grande. Respeitar as instruções do respetivo fabricante.
Utilizar apenas cabos de arranque com pinças de ligação isoladas.
Cabo positivo - cor de referência: em geral vermelho.
Cabo negativo - cor de referência: em geral preto.
- Propulsão híbrida plug-in*: Com o seu veículo, não pode prestar auxílio ao arranque! Caso contrário, poderão ocorrer graves danos no sistema elétrico do seu veículo ligação► .
- A bateria descarregada de um veículo pode congelar já a temperaturas próximas dos 0 °C. É indispensável descongelar a bateria de um veículo antes de se ligar os cabos auxiliares de arranque – perigo de explosão e de causticação! Após o auxílio no arranque, dirija-se imediatamente a uma oficina especializada e mande verificar a bateria do veículo.
- O compartimento do motor é uma zona de perigo e pode provocar lesões graves. Antes de se realizarem trabalhos na zona do compartimento do motor, ler e respeitar as recomendações ligação► .
- Um manuseamento incorreto dos cabos auxiliares de arranque pode provocar a explosão da bateria do veículo e dar origem a lesões graves. Para reduzir o risco de lesões, prestar atenção aos seguintes pormenores:
- As partes não isoladas das pinças não podem entrar nunca em contacto entre si. Além disso, o cabo ligado ao terminal positivo não pode entrar em contacto com nenhuma peça condutora do veículo - perigo de curto-circuito!
- Instalar o cabo auxiliar de arranque de forma a não ser atingido por peças rotativas no compartimento do motor.
- Não se debruce sobre a bateria do veículo - perigo de causticação!
- Os bujões de fecho dos elementos das baterias têm de estar muito bem enroscados.
- Mantenha fontes de ignição (chama viva, cigarros acesos, etc.) afastadas das baterias dos veículos - perigo de explosão!
- Não ligar o cabo negativo a peças do sistema de combustível nem às tubagens dos travões.
- Os veículos não se podem tocar, caso contrário poderá ocorrer fluxo de corrente ao ligar o pólo positivo, provocando a descarga da bateria do veículo auxiliar.
- Os cabos auxiliares de arranque mal ligados podem provocar danos consideráveis no sistema elétrico do veículo.
- A bateria descarregada do veículo tem de ser devidamente ligada à rede de bordo.
- Tenha em atenção que o processo de ligações do cabo auxiliar de arranque adiante descrito se destina a prestar auxílio no arranque ao seu veículo. No caso de pretender dar ajuda no arranque a outro veículo, não deverá ligar o cabo negativo ao terminal negativo (–) a bateria do veículo descarregada, mas a uma peça maciça metálica, firmemente aparafusada ao bloco do motor, ou ao próprio bloco do motor. Se a bateria do veículo que vai receber corrente não tiver ventilação para o exterior, existe perigo de explosão, devido à presença de gás explosivo!
Aviso
Desligar o telemóvel, se existir este equipamento, e se for o caso, respeite as instruções de utilização do aparelho que devem ser observadas nesta circunstância.