|
Antes de proceder a uma verificação qualquer no compartimento do motor, leia e respeite todas as INDICAÇÕES DE ADVERTÊNCIA
ligação►
.
Propulsão híbrida plug-in*:
ligação►
.
Condição: Utilize apenas carregadores com uma tensão de carga máxima de 14,8 V. O cabo de ligação da bateria do veículo permanece ligado.
Conforme a motorização, a bateria encontra-se no compartimento do motor ou na bagageira. Nos veículos que possuem a bateria na bagageira, existe um ponto de auxílio exterior ao arranque no compartimento do motor, que também é utilizado para carregar a bateria. A bateria é sempre carregada no compartimento do motor. O ponto de massa -–- está sempre localizado na carroçaria.
Desligar a ignição e todos os consumidores elétricos e a ignição.
Abrir o capot ligação►
.
Abrir a cobertura da bateria .
Ligar as pinças do carregador, de acordo com as instruções, ao pólo positivo da bateria (+) e ao ponto de massa da carroçaria (-).
Ligue o cabo de alimentação do carregador à tomada e ligue o aparelho.
No final do processo de carga: desligar o carregador e depois o cabo de alimentação da tomada.
Retire as pinças que ligam o carregador à bateria.
Voltar a colocar a cobertura na bateria.
Fechar o capot ligação►
.
- Ao carregar baterias, pode forma-se uma mistura de gases altamente explosiva. Carregue a bateria do veículo apenas em recintos bem arejados.
- A bateria descarregada de um veículo pode congelar já a temperaturas próximas dos 0 °C. Uma bateria do veículo congelada ou descongelada não pode ser carregada nem continuar a ser utilizada. Podem ter-se formado fissuras na carcaça da bateria e o eletrólito pode ser vertido - perigo de explosão e de queimaduras! Informe-se junto da sua oficina.
- Durante o carregamento, não pode ligar nem desligar os cabos de carregamento - perigo de explosão!
Aviso
- Carregue a bateria do veículo exclusivamente através das ligações no compartimento do motor.
- Antes de carregar a bateria do veículo, é indispensável prestar atenção às instruções do fabricante do carregador.