Válido para: veículos com airbag de joelhos
Os airbags são apenas componentes adicionais ao sistema de retenção. Coloque sempre o cinto de segurança de forma correta e sente-se também de forma correta.
Há muitas coisas que o condutor e os passageiros têm de saber e fazer, para que os cintos de segurança e os airbags possam oferecer uma proteção adicional.
O airbag insuflado pode causar lesões graves. Se tiver colocado mal o cinto de segurança, ou se não estiver sentado de forma correta, o perigo de lesão e de vida é maior em andamento.
- O sistema de airbags dos joelhos não o pode proteger corretamente, se estiver sentado demasiado próximo de um dos airbags. Ao regular o banco do condutor, é importante manter as distâncias mínimas para o tórax e os joelhos do condutor:
- pelo menos 25 cm (10 polegadas) entre o peito e o volante/painel de instrumentos
- pelo menos 10 cm (4 polegadas) entre os joelhos e a parte inferior do painel de instrumentos
- O perigo de lesão aumenta, se se inclinar para a frente ou para o lado ou se o banco estiver mal regulado e não tiver colocado o cinto de segurança. O perigo é ainda maior se o airbag disparar.
- Certifique-se sempre de que o airbag dos joelhos se consegue desdobrar sem obstáculos. Os objetos que se encontrem entre o condutor e o airbag aumenta o perigo de lesão em caso de acidente, uma vez que prejudicam o desdobramento do airbag ou podem bater contra o corpo do condutor.
- Nunca transporte objetos na zona dos pés, à frente do banco do condutor. Os objetos volumosos (como, p. ex., sacos de compras) podem prejudicar ou evitar o desdobramento correto do airbag. Os objetos pequenos podem ser projetados dentro do veículo, lesionando o condutor ou os outros passageiros, se os airbags dispararem.
- Certifique-se de que o painel de instrumentos não apresenta fendas, riscos profundos ou outros danos na zona do airbag dos joelhos.