|
Válido para: veículos com fechadura da ignição
Desligar o motor
Pare o veículo.
Rodar a chave da ignição para a posição -0-. O ponteiro do conta-rotações movimenta-se para a posição
OFF.
Condição: a posição da alavanca seletora P (caixa de velocidades automática*) está engatada.
Rodar o volante, até o bloqueio da direção engatar de forma audível.
Devido à direção bloqueada é dificultado um possível roubo do veículo.
- Nunca desligue o motor, antes de imobilizar totalmente o veículo. Não está garantida a total funcionalidade do servo-freio e da direção assistida. Necessita de utilizar mais força para a direção ou os travões. Como não pode conduzir e parar conforme está acostumado, pode haver acidentes e ferimentos graves.
- Nunca puxe a chave do fecho da ignição, enquanto o veículo está em movimento. O bloqueio da direção poderia engatar subitamente e deixaria de estar em condições de guiar o veículo.
- Leve sempre consigo a chave, se sair do veículo. De outra forma, o motor pode ser posto a trabalhar ou podem ser acionados equipamentos elétricos, como p. ex. os elevadores dos vidros. Isto pode originar lesões graves.
CUIDADO
Após carga do motor prolongada, quando desligar o motor dá-se uma acumulação de calor no compartimento do motor - perigo de avaria no motor! Deixe por isso o motor ligado em marcha lenta ainda durante aprox. 2 minutos, antes de o desligar.
Aviso
Depois de ter desligado o motor a ventoinha do radiador pode continuar em funcionamento até aprox. 10 minutos - mesmo com a ignição desligada. Pode-se no entanto voltar a ligar passado algum tempo, quando a temperatura do líquido de refrigeração através de acumulação de calor subir ou quando em motores quentes a área do motor for aquecida adicionalmente através da exposição ao sol.