|
- Fig. 1 Porta do condutor aberta: tabela da presão dos pneus
Uma pressão correcta dos pneus e um estilo de condução moderado prolongam a longevidade dos pneus.
A pressão dos pneus deve ser verificada pelo menos uma vez por mês e ainda antes de qualquer viagem mais longa.
Proceda sempre à verificação da pressão com os pneus frios. Não reduza a pressão de um pneu quente, se estiver mais alta.
Nas viagens a velocidades elevadas ou com maior carga, adapte a pressão dos pneus de forma adequada.
Nos veículos com indicador de monitorização dos pneus guardar a pressão dos pneus alterada
►Link
Evite as entradas rápidas nas curvas e acelerações exageradas.
Controle os pneus de tempos a tempos quanto a irregularidades no desgaste.
A longevidade dos pneus depende dos seguintes factores:
Pressão dos pneus
Os valores da pressão figuram na ilharga da porta do condutor Fig. 1.
Uma pressão insuficiente ou uma pressão excessiva reduz substancialmente o tempo de vida dos pneus e reflecte-se negativamente no comportamento do veículo. Em especial a altas velocidades a pressão dos pneus é muito importante.
Se optar por uma condução que privilegie o conforto, poderá manter o valor da pressão dos pneus recomendado para um nível de carga normal do veículo (3 pessoas). Se se pretender utilizar o veículo com a carga máxima, é indispensável aumentar a pressão dos pneus para o valor máximo indicado.
A pressão dos pneus tem de ser ajustada à carga momentânea do veículo. Recomendamos que mantenha o valor da pressão dos pneus recomendado para a carga máxima do veículo.
Não esquecer também, no controlo da pressão dos pneus, a roda de emergência*.
Nos veículos com tampões nas rodas existem, em vez de protectores, extensões das válvulas. Para verificar e corrigir a pressão não é necessário desenroscar as extensões das válvulas.
Estilo de condução
A entrada nas curvas a alta velocidade, as acelerações bruscas e as travagens violentas (com os pneus a chiar) aumentam o desgaste dos pneus.
Equilibragem das rodas
As rodas de um veículo novo foram equilibradas. Com a rodagem poder-se-á registar, porém, devido a diversas influências, um desequilíbrio que se manifesta através de vibrações na direcção.
Como o desequilíbrio origina também um maior desgaste da direcção, da suspensão e dos pneus, deve-se mandar proceder a uma nova equilibragem das rodas. Além disso, também depois de montar um pneu novo ou de uma reparação, é conveniente equilibrar a respectiva roda.
Desalinhamento das rodas
O desalinhamento das rodas provoca não só um maior desgaste dos pneus, como reduz também a segurança de rodagem. No caso de um desgaste anormal dos pneus, deverá, por isso, mandar verificar o alinhamento num concessionário Audi.
ATENÇÃO!
- Ajustar sempre a pressão dos pneus ao respetivo perfil de condutor.
- Com elevadas cargas no veículo ou a alta velocidade de cruzeiro, um pneu com pressão baixa tem de desenvolver uma maior energia de flexão. Devido a isso ele aquece fortemente. Isso pode provocar o desprendimento da faixa do piso ou até mesmo o rebentamento do pneu - perigo de acidente!
Nota sobre o impacto ambiental
Uma pressão dos pneus insuficiente faz aumentar o consumo de combustível.