Todos os trabalhos a realizar na bateria exigem competência técnica especial.
|
Usar óculos de protecção! |
|
O electrólito é fortemente corrosivo. Usar luvas e óculos de protecção! |
|
É proibido fazer lume, faíscas, chamas vivas e fumar! |
|
Na recarga da bateria forma-se uma mistura de gases altamente explosiva. |
|
Manter as crianças afastadas do electrólito e da bateria! |
Nos trabalhos a realizar na bateria e no sistema eléctrico poderão ocorrer lesões, queimaduras e registar-se riscos de acidente e de incêndio.
- Usar óculos de protecção. Evitar o contacto de partículas com teor de ácido ou de chumbo com os olhos, a pele e o vestuário.
- O electrólito é fortemente corrosivo. Usar luvas e óculos de protecção. Não tombar a bateria, pois pode ser vertido electrólito pelas aberturas de ventilação. Eventuais salpicos de electrólito nos olhos devem ser imediatamente enxaguados com água simples. Procurar depois assistência médica urgente. Os salpicos de electrólito que tenham atingido a pele ou o vestuário devem ser imediatamente neutralizados com água e sabão e enxaguados com água abundante. No caso de ingestão de electrólito, procurar assistência médica imediata.
- É proibido fazer lume, faíscas, chamas vivas e fumar. Evitar a formação de faíscas no manuseamento de cabos e dispositivos eléctricos ou devido a descarga electrostática. Não curto-circuitar nunca os terminais da bateria. Perigo de lesões provocadas por faíscas com elevada carga energética.
- Na recarga da bateria forma-se uma mistura de gases altamente explosiva. Só recarregar a bateria em recintos bem arejados.
- Manter as crianças afastadas do electrólito e da bateria.
- Antes de realizar qualquer trabalho no sistema eléctrico, desligar todos os consumidores eléctricos. Retirar a chave da ignição. Desligar o cabo negativo da bateria. Em caso de substituição de uma lâmpada incandescente, basta desligar a lâmpada.
- Antes de se desligar a bateria, desactivar o alarme anti-roubo*! De contrário, o alarme é disparado.
- Ao desligar a bateria da rede de bordo, desligar primeiro o cabo negativo e depois o cabo positivo.
- Antes de voltar a ligar a bateria, desligar todos os consumidores eléctricos. Ligar primeiro o cabo positivo e depois o cabo negativo. Não trocar nunca os cabos, sob pena de se queimarem!
- Não recarregar nunca uma bateria congelada – perigo de explosão e queimaduras por ácido! Substituir uma bateria que tiver congelado. Uma bateria descarregada pode congelar já a temperaturas à volta dos 0 °C.
- Ter o cuidado de assegurar sempre que o tubo de ventilação está fixado à bateria.
- Não utilizar baterias danificadas – perigo de explosão! Substituir imediatamente uma bateria que esteja danificada.
Cuidado!
- A bateria do veículo não deve ser nunca desligada com a ignição ligada nem com o motor em funcionamento, pois isso poderia danificar a instalação eléctrica e os componentes electrónicos.
- Não expor a bateria por um período mais prolongado directamente à luz do dia, a fim de proteger a carcaça da bateria dos raios ultravioletas.
- Se o veículo ficar imobilizado durante um período mais prolongado, dever-se-á proteger a bateria, a fim de que « não congele » e se danifique ►Link.