|
- Fig. 1 Painel de instrumentos:
Aplicável aos seguintes veículos: com Audi pre sense front ou com Audi adaptive cruise control
O sistema chama a sua atenção quando deteta situações de perigo:
- Veículos com adaptive cruise control: o alerta da distância é emitido, se circular mais demoradamente excessivamente próximo do veículo da frente. Se o veículo que circula à frente travar a fundo, deixa de ser possível evitar a colisão. Isso é indicado por meio da luz de aviso .
- O alerta de colisão é emitido, se circular à frente um veículo a uma velocidade claramente inferior ou se esse veículo travar a fundo. Se for dado este alerta, já só pode ser evitada uma possível colisão através de uma manobra de desvio ou de travagem a fundo. Será alertado pela indicação ao condutor Audi pre sense - Distância Fig. 1 e por um sinal sonoro acerca do perigo. Nos veículos com adaptive cruise control acende adicionalmente a luz de aviso .
Se não reagir perante uma situação de perigo detetada pelo sistema, ouse a sua reação for fraca, o pre sense front auxilia-o com uma travagem.
- Em caso de ameaça de colisão, é dado primeiro um Aviso urgente que se manifesta num esticão no travão. Além disso será alertado sobre o perigo por uma indicação no mostrador do painel de instrumentos Fig. 1. Nos veículos com adaptive cruise control acende adicionalmente a luz de aviso .
- Se não reagir ao aviso crítico, o pre sense front poderá travar dentro dos limites do sistema com força de travagem crescente 1). Desta forma é reduzida a velocidade no caso de uma possível colisão. Surge ainda a indicação ao condutor Audi pre sense - intervenção.
- Com uma velocidade baixa, o pre sense front pode desencadear uma travagem a fundo, pouco antes de uma colisão 1).
- Se o pre sense front constatar que o condutor não está a travar suficientemente perante a ameaça de uma colisão, ele aumentará a pressão de travagem.
ATENÇÃO!
- O pre sense front não pode ultrapassar as limitações impostas pela física. Trata-se de um sistema de assistência que não pode evitar as colisões. O condutor tem de intervir sempre. Cabe sempre ao condutor a responsabilidade por uma travagem atempada. O mais alto grau de segurança proporcionado não deverá induzir a que se corra um maior risco - perigo de acidente!
-
Devido a limites internos do sistema, podem ocorrer algumas detonações extemporâneas.
-
Deve-se ter em atenção que nem sempre todos os veículos e objetos são identificados pelo sensor - perigo de acidente!
-
O pre sense front não reage a pessoas, animais, veículos que se atravessam à frente e dificilmente identificáveis ►Link.
-
Os objetos refletores, como p. ex. barreiras de proteção ou a entrada num túnel, a forte precipitação e a formação de gelo podem afetar o funcionamento do sensor de radar e prejudicar assim a identificação de um risco de colisão.
Cuidado!
O sensor pode ser desajustado devido a embates ou danos nos para-choques, nas cavas das rodas e na substrutura. O pre sense front pode ser, com isso, afetado. Mandar verificar a sua operacionalidade num serviço de assistência técnica.
Nota
- O condutor pode interromper a intervenção com força crescente do sistema nos travões, se ele próprio efetuar a travagem, acelerar de forma clara ou se efetuar uma manobra de desvio.
- Indicação ao condutor sobre pre sense ►Link.
- Lembre-se que o pre sense front pode travar de forma inesperada. Por isso, arrume a sua carga, para evitar danos e eventuais ferimentos.
- Com o modo Sport ESC ligado e na marcha-atrás há certas funções do pre sense front que ficam desligadas.
- No caso de uma falha funcional do adaptive cruise control* ficam também indisponíveis as funções do pre sense front ►Link ou ►Link.
1) Não disponibilizado na versão para certos países.