|
- Fig. 1 Painel de instrumentos: motor desligado (fase Stop)
Aplicável aos seguintes veículos: com sistema Start-Stop
Veículos com caixa de velocidades manual
Com o veículo parado, seleccionar o ralenti e soltar o pedal da embraiagem. O motor é desligado. No visor do painel de instrumentos surge a luz de controlo
.
Carregando no pedal da embraiagem, o motor volta a arrancar. A luz de controlo apaga-se.
Veículos com caixa de velocidades automática
Travar o veículo até à imobilização e permanecer com o pé sobre o pedal do travão. O motor é desligado. No mostrador surge a luz de aviso
.
Ao tirar-se o pé do pedal do travão, o motor volta a trabalhar. Se o assistente de arranque* estiver ligado, o motor arranca novamente ao pisar-se o pedal do acelerador. A luz avisadora
apaga-se.
Outras informações sobre a caixa de velocidades automática
O motor é desligado nas posições da alavanca seletora P, D, N e S, assim como no modo manual. Na posição P da alavanca de seleção o motor também fica parado, quando tira o pé do travão. O motor só volta a trabalhar, quando acionar o pedal do acelerador ou quando engatar um outro nível de marcha e soltar o travão.
Se durante uma fase de Stop selecionar a posição R, o motor volta a trabalhar.
Comute rapidamente de D para P, para evitar um arranque do motor não desejado ao comutar passando por R.
Nota
- O condutor pode decidir se o motor deve ou não ser desligado, reduzindo ou aumentando a força de travagem. Se p. ex. pisar o travão no trânsito Stop-and-Go ou ao mudar de direcção apenas ligeiramente, não é iniciada nenhuma fase de Stop em caso de imobilização do veículo. Assim que se carregar no travão com mais força, o motor é desligado.
- Em veículos com caixa de velocidades manual, durante uma fase de Stop pise o pedal do travão, para segurar o veículo contra o descaimento.
- Se se deixar « ir abaixo » o motor em veículos com caixa de velocidades manual, é possível dar-lhe directamente novo arranque, carregando imediatamente no pedal da embraiagem.
- Válido para veículos com o botão START ENGINE STOP*: se parar e o sistema Start-Stop tiver desligado o motor, a ignição permanece ligada. Antes de abandonar o veículo, certificar-se de que a ignição está desligada, caso contrário a bateria descarrega.